Akturkoglu mostra 'Faro' para assistir e salva Benfica de desaire

Águias começaram jogo a perder, mas bis de assistências do avançado turco ajudou a resolver o problema encarnado.

© Reuters

Desporto I Liga 02/11/24 POR Filipe Carmo

O Benfica venceu por 2-1 na difícil deslocação até ao Algarve, para defrontar o Farense, em jogo a contar para a 10.ª jornada da I Liga.

PUB

 

As águias até entraram a perder, mas como 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura', acabou mesmo por ser a insistência a falar mais alto e a dar ao clube lisboeta os três pontos - com Akturkoglu em grande destaque.

Álvaro Carreras também sabe marcar na I Liga

Bruno Lage promoveu três novidades no onze inicial e lançou de início Tomás Araújo, Florentino e Di María, provando assim que o estatuto de último classificado do Farense não pesou nas suas decisões.

Com uma equipa praticamente na sua 'máxima força', o Benfica viu o adversário jogar nos primeiros minutos e, com duas idas à área encarnada, os algarvios conseguiram quatro remates, o que já fazia antever que esta não seria uma tarefa fácil.

Aos nove minutos, Kokçu deixou o primeiro aviso do Benfica, com um remate que passou por cima da barra, e Pavlidis, quatro minutos depois, atirou perto do poste esquerdo. Apesar de estar instalado no meio-campo do Farense, o conjunto da Luz continuava sem conseguir impor-se e foi então que os homens da casa surpreenderam.

O Estádio do Algarve 'foi abaixo' à passagem do primeiro quarto de hora do encontro, com o golo que inaugurou o marcador. Pastor surgiu à direita e com um cruzamento 'de regra e esquadro' deixou a bola direitinho nos pés de Poveda. A finalização à ponta de lança levou a bola a passar por entre as pernas de Trubin (1-0).

O Benfica reagiu de imediato e o empate não tardou. Akturkoglu segurou  a bola à entrada da área e encontrou, de seguida, Álvaro Carreras à esquerda. O espanhol avançou e, de pé esquerdo, atirou sem hipóteses de defesa para Ricardo Velho, golo que repôs a igualdade no Algarve e que se tornou o seu primeiro no campeonato.

As águias quiseram aproveitar o ímpeto do golo e seguiu-se um momento de maior intensidade que, ainda assim, não deu em golo. O resultado manteve-se inalterado até ao intervalo.

Basta cumprir porque o Bayern está aí à porta

Alexander Bah foi substituído no início do segundo tempo e Lage ordenou a entrada de Jan-Niklas Beste, que entrou para contornar algumas dificuldades sentidas no flanco direito.

Se o Benfica esperava um Farense recuado, voltou a ser surpreendido com as linhas subidas do emblema algarvio e foi preciso, até, tirar proveito do contra-ataque para consumar a reviravolta. Di María recebeu a bola pelo franco direito e soube esperar até ao surgimento de Akturkoglu. Nessa altura, o turco deu de primeira para Pavlidis e o grego atirou para o 1-2, confirmando desta forma o bis de assistências do 'Harry Potter da Luz.

Os visitantes, a partir deste momento, procuraram gerir o resultado e o jogo entrou, inevitavelmente, numa fase mais tranquila e simultaneamente menos interessante. Recordado pelo embate a meio da semana, diante do Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, Bruno Lage fez descansar Akturkoglu e Amdouni, o escolhido para este lugar, não teve muito tempo para deixar a sua marca. O mesmo aconteceu com Arthur Cabral, Andreas Schjelderup e Renato Sanches, que entraram para os lugares de Pavlidis, Di María e Kokçu.

Assim sendo, e feitas as contas, o Benfica soma 22 pontos e continua em terceiro lugar. O Farense, por outro lado, não se afasta da última posição, com quatro, e intensifica-se o medo da despromoção. As águias preparam agora o duelo com o Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, agendado para a próxima quarta-feira.

Onzes iniciais

Farense: Ricardo Velho, Marco Moreno, Artur Jorge, Neto, Elves Baldé, Dario, Pastor, Cláudio Falcão, Lucas Áfrico, Menino.

Suplentes: Kaique, Rafael Barbosa, Aléx Bermejo, Geovanny, Cuba, Millán, Poloni, Raul Silva e Rivaldo

Benfica: Trubin; Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes e Kokçu; Di María; Pavlidis e Akturkoglu.

Suplentes: Samuel Soares, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Schjelderup, Kaboré, Rollhseir, Beste e Renato Sanches.

Antevisão

O Benfica desloca-se, este sábado, ao reduto do Farense, em jogo a contar para a 10.ª jornada da I Liga, um dia depois do Sporting, líder isolado, já ter entrado em campo.

As águias chegam ao Estádio do Algarve com 19 pontos no campeonato e um jogo a menos do que os restantes rivais, dado o adiamento da partida diante do Nacional, devido ao mau tempo que se fez sentir na Choupana. Já o emblema algarvio, por outro lado, atravessa um mau momento e encontra-se, no arranque do jogo, no último lugar da tabela, com apenas quatro pontos.

O pontapé de saída na partida entre Farense e Benfica está marcado para as 18h00 deste sábado, sendo que a mesma será apitada por Cláudio Pereira, da da AF Aveiro. Poderá acompanhar todas as incidências mais logo, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Farense-Benfica: A luta contra a despromoção e a perseguição à liderança

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 10 Horas

Finalmente uma 'luz ao fundo do túnel' para três signos. Está entre eles?

lifestyle Digestão Há 12 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão. Cada gole é um alívio!

fama Rainha Letizia Há 12 Horas

Suja de lama e debaixo de insultos, rainha Letizia não contém as lágrimas

pais Açores Há 12 Horas

Tempestade Patty nos Açores. Chuva forte inundou freguesia de São Miguel

lifestyle Dicas e truques de limpeza Há 10 Horas

Há uma utilização inesperada para as pastilhas da máquina da loiça

pais IPMA Há 5 Horas

"Precipitação por vezes forte" põe 10 distritos do continente a 'amarelo'

lifestyle Dicas e truques de limpeza Há 21 Horas

Este truque de limpeza vai deixar as juntas dos azulejos a brilhar

economia Combustíveis Há 13 Horas

Preço dos combustíveis baixou. E nestes postos são ainda mais baratos

lifestyle Alimentação Há 13 Horas

Não erre! Dicas de especialistas para um pequeno-almoço amigo do coração

mundo Espanha Há 12 Horas

AO MINUTO: Justiça espanhola abre inquérito; 7.800 militares no terreno