© Darren Horsnell/Facebook
Um antigo soldado britânico ausentou-se de sua casa, em Lancashire, no Reino Unido, para uma viagem de angariação de fundos, organizada pela instituição de caridade de veteranos onde trabalha, no mês passado, e, ao regressar, descobriu que a sua habitação tinha sido vasculhada e que ele tinha sido roubado.
PUB
Entre os pertences roubados estava um artigo de grande valor sentimental para Darren Horsnell, de 62 anos - o anel de casamento com joias de ametista e diamantes, que estava junto às cinzas da sua parceira de longa data Tracey Vick, que tinha morrido há cerca de quatro anos.
"Eu fiquei maldisposto", afirma Darren Horsnell em declarações à publicação The Independent. "Eles deviam saber o que era o anel, o significado do anel, porque estava literalmente em cima das suas cinzas, com um cartão de lembrança ali. E, mesmo assim, levaram-no", diz ainda a vítima.
Darren Horsnell, que ensina arte a veteranos atualmente, decidiu partilhar o que aconteceu na rede social Facebook e aproveitou para deixar uma mensagem ao ladrão.
"Fique com todos os outros objetos, mas traga de volta o anel e isso será o fim (desta história) para mim. Coloque-o na caixa de correio, deixe-o na porta da entrada, faça o que quiser, mas devolva-o", pode ler-se na mensagem.
Uma onda de solidariedade uniu-se e, sem que o homem desse por isso, a mensagem de apelo foi partilhada centenas de vezes, e deixou-o "chocado".
"Eu pensei… o mundo está cheio de canalhas, mas depois comecei a receber todas estas reações por parte de pessoas que nem me conheciam e que estavam a dar o seu melhor para passar a mensagem. Elas tornaram muito difícil para a pessoa que tinha o anel livrar-se dele", reitera Darren Horsnell.
Para além do apelo, o britânico decidiu também oferecer uma recompensa no valor de 2500 libras (cerca de 2900 euros) a quem devolvesse o anel.
Sem ninguém esperar, um envelope foi entregue, a oito de outubro, no escritório da instituição, em Lancashire, e deixou o gerente em choque.
"Era o anel dentro de um envelope", revelou Darren Horsnell assim que recebeu a correspondência em mãos. Com o anel, seguia uma nota onde se lia: "Darren, desculpa".
"Foi quase como o dia em que a perdi", revela o homem, citado pelo mesmo meio de comunicação, e acrescenta que "o anel era especial por diversas razões".
Segundo as autoridades, tudo aponta para que o roubo tenha sido praticado após o homem ter publicado no Facebook que iria estar longe de casa.
Darren Horsnell diz não saber quem era o ladrão e acredita que não tenha sido o próprio a devolver o anel, mas sim outra pessoa que o obteve.
"Eu acredito mesmo que outra pessoa com consciência deparou-se com o anel e devolveu-o", afirma a vítima.
Leia Também: Reino Unido desculpa-se por morte de menina causada por poluição do ar