© Press Força Aérea Portuguesa
O elemento da tripulação "do singular cargueiro Canopée, que navegava ao 230 km do Porto", necessitou de transporte urgente para uma unidade hospitalar, segundo um comunicado daquele ramo das Forças Armadas.
PUB
O helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 10:00 de hoje em direção ao local onde se encontrava a embarcação, e, "apesar da singular configuração do navio, nomeadamente no que diz respeito às velas, a tripulação da Esquadra 751 - 'Pumas' executou a operação com sucesso", segundo o comunicado.
Depois de resgatado, a bordo do helicóptero, "o paciente recebeu os primeiros cuidados de saúde por um enfermeiro militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, seguindo depois para o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto".
Com quase quatro horas de voo, esta missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa.
A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento de 5.816.562 quilómetros quadrados, o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira, indica-se ainda no comunicado.
Leia Também: Marinha coordenou o resgate de 38 pessoas em outubro (e de 325 este ano)