Zelensky anuncia melhorias no fornecimento de armas pelos aliados

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje ter havido "melhorias significativas" na entrega, por parte dos seus aliados, de material militar prometido a Kiev, depois de várias semanas de apelos da Ucrânia.

© Leon Neal/Getty Images

Mundo Ucrânia Há 18 Horas POR Lusa

 "Houve melhorias significativas no fornecimento dos parceiros, com um aumento das entregas de pacotes de apoio", escreveu Zelensky nas suas redes sociais, destacando particularmente o ritmo de entrega de "material de artilharia".

PUB

 

O chefe de Estado ucraniano tem alertado, nas últimas semanas, para os atrasos dos aliados de Kiev no envio de material para o exército ucraniano, tendo avisado, na semana passada, que apenas 10% do total da ajuda militar aprovada pelos Estados Unidos (o principal país doador) para 2024 chegou à Ucrânia.

Zelensky atribuiu o progresso da Rússia na frente de combate no decorrer deste ano, que tem sido modesto mas constante, ao ritmo lento da execução dos carregamentos de armas aprovados para Kiev.

A melhoria nas entregas foi hoje anunciada depois de Zelensky ter-se reunido em Kiev com a sua liderança militar, que o informou da situação na frente oriental e no 'oblast' (região administrativa) russo de Kursk, onde as tropas ucranianas ocupam parte do território depois de terem surpreendido os russos com uma operação transfronteiriça que teve início a 06 de agosto.

Na reunião, Zelensky foi também atualizado pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, sobre a situação do fornecimento de 'drones' ao exército ucraniano.

"Ordenei ao ministro da Defesa que aumentasse ainda mais as encomendas de 'drones' ucranianos para apoiar as operações correspondentes", disse Zelensky, referindo-se aos esforços para fornecer ao exército mais dispositivos não tripulados de fabrico ucraniano.

No sábado, Zelensky tinha apelado aos aliados para pararem de "espiar" e tomarem medidas concretas antes que as tropas norte-coreanas destacadas na Rússia cheguem ao campo de batalha.

Zelensky levantou hoje a possibilidade de um ataque preventivo ucraniano contra os campos onde as tropas norte-coreanas estão a ser treinadas e disse que Kiev conhece a sua localização, mas lembrou que a Ucrânia não pode fazê-lo sem a permissão dos aliados para usar armas de longo alcance fabricadas no Ocidente.

A administração norte-americana, presidida por Joe Biden, disse na quinta-feira que cerca de 8.000 soldados norte-coreanos estão em Kursk e preparam-se para ajudar o Kremlin (presidência russa) na luta contra as tropas ucranianas nos próximos dias.

Líderes ocidentais descreveram o envio de tropas norte-coreanas como uma escalada significativa que também poderá abalar as relações na região Indo-Pacífico e abrir a porta a transferências de tecnologia de Moscovo para Pyongyang que poderiam aumentar a ameaça representada pelo programa de armas nucleares e mísseis da Coreia do Norte.

 

Leia Também: Zelensky felicita reeleição de Maia Sandu como chefe de Estado da Moldova

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Espanha Há 22 Horas

AO MINUTO: Aeroporto de Barcelona inundado; "Crise humanitária continua"

Mundo Espanha Há 21 Horas

Extrema-direita reivindica ataque a reis e a Sánchez. "Fugiu como um cão"

Mundo Violência Há 20 Horas

França. Ataque com machado em estação de comboios faz vários feridos

Mundo Inglaterra 03/11/24

Em caso "único", teste caseiro revela que bebés foram trocadas há 50 anos

Mundo Espanha 03/11/24

Pelo menos 55 mortos e 1.893 resgatados nas Canárias no fim de semana

Mundo Xadrez 03/11/24

Tem 3 anos e é o jogador de xadrez mais jovem do mundo a ser classificado

Mundo Eleições Há 22 Horas

Eleições são já amanhã, mas EUA podem não conhecer presidente até janeiro

Mundo Inglaterra 03/11/24

Ataque de cão de família mata menina em Inglaterra. Animal será abatido

Mundo Médio Oriente 04/11/24

Irão adverte para "resposta forte" contra Israel

Mundo EUA Há 22 Horas

Norte-americanos escolhem mais que o presidente. Eis os pontos essenciais

Mundo Guinness World Records 03/11/24

Passear 38 cães? Este homem tem um novo recorde do Guinness

Mundo Ucrânia/Rússia 03/11/24

Guterres "muito preocupado" com tropas norte-coreanas na Rússia

Mundo Médio Oriente 03/11/24

Ministério da Saúde do Hamas atualiza total de mortos em 43.341 em Gaza

Mundo Espanha/Cheias 03/11/24

Sánchez condena violência e diz-se solidário com "sofrimento" das vítimas

Mundo Espanha/Cheias 03/11/24

Felipe VI diz que é preciso compreender "raiva e frustação" das pessoas