"Pela 1.ª vez na história, pessoas podem esperar viver muitos mais anos"

A frase é de Andreia Monteiro, especialista em imunohemoterapia, medicina preventiva e medicina estética, da Clínica Pilares da Saúde, que assina este artigo.

© Shutterstock

Lifestyle Longevidade 10/11/24 POR Notícias ao Minuto

Pela primeira vez na história, a maioria das pessoas pode esperar viver muitos mais anos. Vidas mais longas correspondem a uma das nossas conquistas coletivas mais notáveis. Elas refletem avanços no desenvolvimento social e económico bem como na saúde, nomeadamente no sucesso em lidar com a mortalidade infantil, com a mortalidade materna e, mais recentemente, com a mortalidade das pessoas idosas. O envelhecimento global é, assim, marcado por três dinâmicas demográficas fundamentais: baixos níveis de fecundidade e mortalidade, e elevada esperança média de vida. Se o século XX foi marcado pelo crescimento populacional, o século XXI deverá ficar marcado pelo envelhecimento global da população. 

PUB

 

A longevidade é um recurso desejado por todos, o que faz pensar sobre a forma como vivemos e a forma como envelhecemos. Uma pessoa com 60 anos no início da década do Envelhecimento Saudável (2020-2030) poderia esperar viver, em média, por mais 22 anos. No entanto, há uma grande iniquidade quanto à longevidade de acordo com os extratos sociais e económicos.

Leia Também: Não erre! Dicas de especialistas para um pequeno-almoço amigo do coração

Em 2020, o número de pessoas com 60 anos ou mais ultrapassou primeira vez na história o número de crianças abaixo de cinco anos. Em 2050, pessoas com 60 anos ou mais ultrapassarão o número de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos e em países desenvolvidos, o aumento será de 310 milhões para 427 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Andreia Monteiro, especialista em imunohemoterapia, medicina preventiva e medicina estética© Clínica Pilares da Saúde

Na maior parte dos países, a proporção de pessoas idosas na população aumentará de uma pessoa idosa em cada seis pessoas em 2030 e de uma para cada cinco em 2050. Mulheres tendem a viver mais do que homens e entre 2020 e 2025, a expetativa de vida ao nascer das mulheres excederá a dos homens em três anos.

O cenário em Portugal…

A classificação demográfica de uma população, como jovem ou envelhecida, depende da proporção de pessoas nas faixas etárias extremas. Em Portugal, considera-se pessoa idosa, a pessoa com 65 ou mais anos de idade.

Portugal, assim como outros países da Europa, tem vindo a registar nas últimas décadas profundas transformações demográficas caracterizadas, entre outros aspetos, pelo aumento da longevidade e da população idosa e pela redução da natalidade e da população jovem. Atualmente, Portugal é o segundo país da união europeia com maior índice de envelhecimento, apenas ultrapassado pela Itália, sendo que em 2015 ocupávamos o quarto lugar.

Em 2015, as pessoas com 65 ou mais anos representavam 20,5% de toda a população residente em Portugal, a esperança média de vida era de 77,4 anos para homens e 83,2 anos para as mulheres e em 2021 a esperança média de vida subiu para 78.1 anos para os homens e 83.5 para as mulheres. O índice de envelhecimento em Portugal passou de 27,5% em 1961 para 183.5% em 2022.

Leia Também: Fármaco para diabetes usado para emagrecer pode reduzir dores da artrite

Entre 2018 e 2080, de acordo com o cenário central de projeção:

Portugal perderá população, dos atuais 10,3 para 8,2 milhões de pessoas; O número de jovens diminuirá de 1,4 para cerca de 1,0 milhões; O número de idosos (65 e mais anos) passará de 2,2 para 3,0 milhões; O índice de envelhecimento em Portugal quase duplicará, passando de 159 para 300 idosos por cada 100 jovens; A região mais envelhecida em 2080 será a Região Autónoma da Madeira, com este índice a atingir os 429 idosos por cada 100 jovens, e a região menos envelhecida será o Algarve, com um índice de 204; A população em idade ativa (15 a 64 anos) diminuirá de 6,6 para 4,2 milhões de pessoas; O índice de sustentabilidade potencial poderá diminuir de forma acentuada, face ao decréscimo da população em idade ativa, a par do aumento da população idosa. Este índice passará de 259 para 138 pessoas em idade ativa, por cada 100 idosos; Relativamente à morbilidade, as mulheres em Portugal vivem mais tempo, mas em pior estado de saúde.

Leia Também: Nutricionista desvenda 'segredo' natural para perder peso (sem sofrer!)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os signos que vão enfrentar vários desafios em breve. Está na lista?

fama Georgina Rodriguez Há 19 Horas

As fotografias do aniversário da filha de Ronaldo e Georgina

lifestyle Alimentação Há 20 Horas

Cansado logo de manhã? Oito alimentos que dão muita energia

economia LinkedIn Há 20 Horas

Especialista em emprego prevê fim do horário de 'funcionário público'

fama João Ribeiro Telles Há 6 Horas

Tragédia na família de Ribeiro Telles: Neto de 2 meses morre em acidente

fama Rita Pereira Há 16 Horas

Rita Pereira já deu à luz o segundo filho

mundo Espanha Há 13 Horas

Málaga em alerta vermelho. Chuva inunda estradas e faz 3 mil desalojados

desporto I Liga Há 15 Horas

ANTF não reconhece João Pereira como treinador do Sporting e faz queixa

lifestyle Signos Há 10 Horas

Signos que são românticos incuráveis e que se apaixonam facilmente

lifestyle Signos Há 6 Horas

Dois signos que vão ter muita sorte a partir de amanhã