© Shutterstock
As castanhas podem ser mais conhecidas por serem um saboroso petisco tradicional, mas a verdade é que trazem também "benefícios surpreendentes para a saúde oral", segundo o Instituto de Implantologia.
PUB
"Comidas com moderação, podem mesmo ser boas aliadas para manter dentes e gengivas saudáveis", refere. As castanhas são ricas em fibras. "Isto significa que além de serem essenciais para a saúde digestiva, também acabam por beneficiar a saúde oral, pois promovem uma mastigação mais ativa, estimulando as gengivas e aumentando a produção de saliva. Esta produção de saliva é essencial para ajudar a eliminar resíduos alimentares, contribuindo assim para uma boca mais limpa e menos ácida."
Leia Também: Está provado que alimento mencionado na Bíblia contribui para vida longa
Além disso, estes frutos são uma boa fonte de vitaminas e minerais, como o fósforo e o magnésio, que ajudam a fortalecer os dentes e o tecido ósseo que os envolve.
Contudo, a equipa clínica do Instituto de Impantologia deixa um recado: "As castanhas devem ser consumidas na sua forma natural, assadas ou cozidas, sem a adição de açúcar ou caramelo. Ao juntarmos estes ingredientes estamos a ajudar no desenvolvimento de cáries ou outros de problemas dentários".
"Desde que o seu consumo seja moderado e aliado a cuidados de higiene diários, as castanhas podem fazer parte de uma alimentação saudável, que beneficia não só o corpo, mas também o sorriso", conclui.
Leia Também: Todos temos em casa o chá (barato) que ajuda a ter 'memória de elefante'