Israel diz ter encontrado munições em camião de ajuda humanitária a Gaza

As Forças Armadas israelitas anunciaram hoje ter encontrado uma embalagem com munições para armas de fogo num camião que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e que fazia parte de um comboio coordenado pela "comunidade internacional".

© THOMAS COEX/AFP via Getty Images

Mundo Médio Oriente 11/11/24 POR Lusa

Segundo o exército israelita, o veículo "estava a ser monitorizado pelas forças militares e a suspeita surgiu devido a um movimento invulgar" quando cruzava a linha entre os territórios no domingo à noite.

PUB

 

"O comboio foi parado para realizar uma verificação de segurança no posto de controlo da rota humanitária entre o norte e o sul. As Forças Armadas de Israel localizaram uma bolsa contendo munições para armas de fogo", explicou o exército, em comunicado hoje divulgado.

Após a descoberta, os envolvidos foram detidos e transferidos para um centro da Unidade 504, especializado em interrogatórios.

O comunicado militar sublinha que o camião fazia parte de um comboio interno que transportava mercadorias entre o norte e o sul da Faixa de Gaza e que não passou por nenhuma das passagens habilitadas para a entrada de ajuda humanitária.

A ONU, as agências humanitárias associadas e os Estados Unidos, principal aliado de Israel, avisaram hoje Telavive que a ajuda que está a chegar a Gaza é insuficiente para satisfazer as necessidades de uma população desesperada.

Em outubro, apenas 990 camiões de ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza, o número mais baixo em 2024, segundo a ONU. Washington exige um mínimo de 350 camiões por dia.

Entre as razões apontadas pelos responsáveis de organizações no terreno, contam-se o longo e complicado processo para obter autorizações de Israel, a falta de segurança dentro de Gaza e o facto de as autoridades israelitas não fornecerem uma lista oficial de artigos permitidos, pelo que a única forma de saber o que pode entrar é tentar

Israel argumenta que não há limite para a quantidade de ajuda que pode entrar em Gaza e acusa a ONU e as agências humanitárias de não terem recursos suficientes para distribuir o material.

Mas, contando apenas os camiões que entram (que não são necessariamente distribuídos), os números estão muito abaixo dos 500 diários que entravam antes da guerra, o que, mesmo assim, era insuficiente para satisfazer as necessidades dos habitantes de Gaza.

Leia Também: Parlamento israelita suspende deputado por criticar a ofensiva em Gaza

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 20 Horas

Dois signos que vão ter muita sorte a partir de amanhã

lifestyle Doenças oncológicas Há 11 Horas

Cancro colorretal. Os primeiros sintomas a que tem de estar atento

lifestyle Signos Há 9 Horas

Mensagem de esperança para quatro signos que vão sair do 'fundo do poço'

fama João Ribeiro Telles Há 21 Horas

Tragédia na família de Ribeiro Telles: Neto de 2 meses morre em acidente

pais IPMA Há 11 Horas

Chuva forte e trovoada colocam 5 distritos do continente a 'amarelo'

pais IPMA Há 22 Horas

Chuva, vento e trovoadas. Estado do tempo vai agravar-se até domingo

lifestyle Alimentação Há 7 Horas

Alimentação inteligente. Três trocas à mesa que vão ajudá-lo a emagrecer

fama Mariza Há 23 Horas

Mariza: "Amo o pai do meu filho através do meu filho e vou sempre amá-lo"

lifestyle Intestinos Há 13 Horas

Melhore a sua saúde intestinal com estes dois alimentos ricos em fibra

pais Coruche Há 23 Horas

Bebé de dois meses morre após colisão na EN 119 em Coruche