Projeto que representou Portugal na Quadrienal de Praga exposto em Lisboa

O projeto 'Metade dos Minutos', de Ângela Rocha, que representou Portugal na Quadrienal de Praga e foi lá premiado, vai poder ser visitado na Culturgest em Lisboa, a partir de 30 de novembro, anunciou a Direção-Geral das Artes.

© Lusa

Cultura Portugal 14/11/24 POR Lusa

Depois de ter estado patente na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, a instalação de Ângela Rocha vai estar em Lisboa até 05 de janeiro.

PUB

 

Num comunicado publicado no 'site' da Direção-Geral das Artes, é lembrado que "esta instalação imersiva debruça-se sobre a tomada de consciência do corpo no espaço, numa tentativa de reconexão com a escuta do tato".

Para o projeto que representou Portugal na Quadrienal de Praga de 'Design' de Performance e Espaço, em 2023, a cenógrafa Ângela Rocha criou um labirinto, que permite ao visitante explorar o tato, sentido que nos últimos anos "está a ser esquecido", como disse aos jornalistas em maio do ano passado.

Hoje em dia, basta "pressionar ou passar para o lado", no ecrã de um telemóvel, "para comprar uma coisa". Ato que dantes implicaria uma série de outros gestos como abrir a carteira, tirar o porta-moedas, pegar no dinheiro ou num cartão. "Começámos a ter os gestos mais reduzidos", salientou.

Ângela Rocha considera que "está a haver um desligar deste sentido", o tato, "que é tão importante para uma ideia de presente".

"A minha ideia do futuro seria tentarmos reivindicar de novo a ideia do presente temporal e espacial, através da 'reconexão' tátil aos lugares, e daí este espaço ser desenvolvido com diferentes tipos de texturas. Umas mais repelentes e outras mais atrativas", explicou a cenógrafa, na altura.

A entrada no labirinto foi forrada com pelo laranja, para que o visitante se lembre "da brincadeira e do jogo". "E de estarmos uns com os outros, de ser uma coisa mais infantil talvez, que achei que também era importante levarmos na nossa mochila para o futuro", explicou Ângela Rocha.

Dentro do labirinto, a cenógrafa achou que deveria trabalhar "uma textura a partir da luz, visto que a luz é uma força muito emotiva a que todos os seres vivos reagem".

O projeto venceu o prémio PQ Kids Award, naquele evento checo, e já foi experienciado por mais de 15 mil pessoas, segundo a Direção-Geral das Artes.

Leia Também: Obra de Saramago ganha centro interpretativo em Montemor-o-Novo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

desporto Óbito Há 23 Horas

Morreu Pedro Guerra. Comentador desportivo tinha 58 anos

economia Natal Há 22 Horas

Subsídio de Natal: Até quando deve ser pago e o valor que pode esperar

lifestyle Signos Há 20 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

desporto Liga das Nações Há 10 Horas

Pânico nos Países Baixos. Jogo com Hungria suspenso por emergência médica

fama Georgina Rodríguez e Cristiano Ronaldo Há 19 Horas

A impressionante (e assustadora) mesa de Halloween na casa de CR7

lifestyle Dicas de Lavandaria Há 19 Horas

O erro que muitos cometem ao lavar a roupa (e que pode causar estragos)

cultura Eurovisão Júnior Há 11 Horas

Portugal em 2.º lugar na Eurovisão Júnior. É o melhor resultado de sempre

tech Netflix Há 22 Horas

Um dos filmes mais vistos da Netflix de 2024 vai ter continuação

desporto Boxe Há 23 Horas

Mike Tyson derrotado por Jake Paul no improvável regresso ao ringue

pais Gouveia e Melo Há 13 Horas

Trânsito de navios russos na costa de Portugal é "cada vez mais intenso"