Mau tempo dá tréguas em Valência e Málaga e segue para Andaluzia

Há ainda 4.210 pessoas retiradas de casa preventivamente em toda a província de Málaga.

© Daniel Perez Garcia-Santos/Getty Images

Mundo Espanha 14/11/24 POR Notícias ao Minuto

Espanha enfrenta o terceiro dia da segunda tempestade num mês (conhecida localmente como DANA, 'depressão isolada em níveis altos'), embora a situação tenha melhorado muito em relação a quarta-feira. O temporal segue agora em direção a sudoeste, levando fortes chuvas ao oeste da Andaluzia.

PUB

 

A Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) já suspendeu o alerta vermelho em Málaga e em Valência e, neste momento, há avisos em sete comunidades: laranja em Cádiz, Huelva e Sevilha e amarelo em Alicante, Valência, Albacete, Almería, Granada, Málaga, Ávila, Salamanca, Extremadura, Corunha e Múrcia.

Na última atualização, a AEMET alertou que "vai continuar a chover nas províncias de Valência e Málaga, novamente com acumulações superiores a 100 ou 150 litros por metro quadrado" e, na zona envolvente do Estreito, bem como nas províncias de Sevilha, Huelva e resto de Cádiz, é possível que sejam recolhidos "80 a 100 ao longo do dia".

No resto do país, "o clima será mais estável e as temperaturas continuarão a subir com um ambiente novamente temperado para a estação", com mais de 20°C no Mar Cantábrico e quase 25°C no vale do Guadalquivir. Apenas três avisos amarelos permanecerão no mapa na Andaluzia, Castela e Leão e Extremadura.

A Câmara Municipal de Fuengirola, em Málaga, também desativou o Plano Municipal de Emergência e a cidade recuperou a normalidade. 

A presidente da Câmara, Ana Mula, em conjunto com os responsáveis ​​da Polícia Local, bombeiros e técnicos municipais, realizaram esta quinta-feira uma visita de fiscalização às zonas mais afetadas para verificar o seu estado e fiscalizar os trabalhos de limpeza e pequenas reparações, que são atualmente o foco das tarefas em diferentes partes da cidade.

Os residentes das zonas nas margens do rio Campanillas, que foram retirados esta quarta-feira como medida preventiva, já puderam regressar às suas casas, enquanto os das margens do Guadalhorce ainda não o puderam fazer por não existirem condições de segurança suficientes.

Há 4.210 pessoas retiradas de casa preventivamente em toda a província.

No sábado, momento em que a AEMET já encerra o episódio, e no domingo, "a situação tenderá a ser mais calma", embora ainda haja possíveis chuvas, já fracas no geral, no oeste da Península. O tempo estará muito mais calmo no lado mediterrânico onde, finalmente, terá parado de chover. As temperaturas serão ainda mais altas, com mais de 25°C no Guadalquivir.

Leia Também: "O pior já passou". Valência baixa aviso vermelho após ameaça de temporal

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 6 Horas

Vem aí uma etapa de superação que vai pôr três signos à prova

desporto Liga das Nações Há 20 Horas

Pânico nos Países Baixos. Jogo com Hungria suspenso por emergência médica

cultura Eurovisão Júnior Há 21 Horas

Portugal em 2.º lugar na Eurovisão Júnior. É o melhor resultado de sempre

pais Gouveia e Melo Há 23 Horas

Trânsito de navios russos na costa de Portugal é "cada vez mais intenso"

lifestyle Dicas e truques de jardinagem Há 8 Horas

Tem de parar de deitar fora as cascas do ovo. São preciosas!

desporto Liga das Nações Há 20 Horas

As impactantes imagens da emergência médica que suspendeu jogo da Hungria

lifestyle Gastronomia Há 22 Horas

Melhor queijo do mundo é de ovelha, amanteigado… e português

lifestyle Limpeza Há 18 Horas

Com que frequência deve limpar a tampa da sanita?

desporto Hóquei em Patins Há 20 Horas

Choque total. Sporting sofre primeira derrota (e por números expressivos)

mundo Ucrânia Há 9 Horas

Polónia mobiliza caças durante "ataque massivo" russo