© Instagram/ Meteo Trás os Montes
Segundo disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Emergência e Proteção Civil do Algarve, a chuva intensa inundou várias vias públicas naquela cidade do distrito de Faro, sem causar danos pessoais.
PUB
"Entre as 00:00 e as 11:30 foram registadas sete ocorrências na região, mas sem gravidade e, ao final da manhã, num curto espaço de tempo, houve diversas inundações localizadas na cidade de Olhão", referiu.
Segundo a fonte, as zonas afetadas são pontos baixos onde ocorre habitualmente grande concentração de água quando chove com intensidade num curto espaço de tempo.
Um dos locais inundados é um túnel situado sob a linha férrea, numa das principais avenidas da cidade.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Meteo Trás os Montes (@meteo_trasosmontes)
"Para já não temos registo do corte de estradas nem de situações mais graves", concluiu a fonte da Proteção Civil.
Em Faro, há registo de uma queda de árvore e, também no sotavento, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira, houve pequenas inundações.
"Pode dar cheias rápidas"
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha alertado que eram esperados aguaceiros por vezes fortes, trovoadas e eventualmente queda de granizo, com maior impacto no Baixo Alentejo e Algarve.
"Tem potencial para novamente e à semelhança de ontem [quinta-feira] poder dar cheias rápidas, mas que não são comparáveis ao que aconteceu em Espanha. É uma situação mais benigna, mas ainda assim são cheias e a poder ter impactos negativos, a poder fazer alguns estragos", adiantou à agência Lusa Maria João Frada.
Por isso, o IPMA emitiu aviso laranja para Beja e Faro até às 18h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo.
Leia Também: Seca meteorológica terminou em algumas regiões de Portugal em outubro