Uma cidade sem carros? Eis o plano do novo dono do Newcastle
Mohammad bin Salman poderá fazer um investimento de 430 mil milhões de euros.
© Getty Images
Auto Newcastle
Vai chamar-se 'The Line' e é o novo projeto do mais recente dono do Newcastle, o multi-milionário Mohammad bin Salman. No fundo, e muito resumidamente, será uma cidade onde os carros são... proibidos.
Situada na Arábia Saudita, esta será uma cidade completamente livre de emissões de carbono que tem como objetivo tornar-se num centro de negócios do futuro. Projetada ao longo do Mar Vermelho, esta cidade ecológica não terá estradas nem carros, e terá 170 km de extensão em linha reta, tal como capacidade para um milhão de residentes.
Prevê-se que o investimento feito no 'The Line' ronde os 430 mil milhões de euros. Os custos serão suportados por Mohammad bin Salman, mas não só. O dono do Newcastle contará com o apoio do governo saudita e do PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita).
"A infraestrutura e os serviços de transporte e logística serão perfeitamente integrados em espaços dedicados que funcionam numa camada subterrânea, invisível para os habitantes, ou por cima da cidade. Tudo será movido com energia renovável. Por isso, não existirão estradas e os carros serão proibidos", realçou Mohammad bin Salman, príncipe da Arábia Saudita.
"Todos os serviços essenciais estarão acessíveis numa caminhada até cinco minutos para qualquer pessoa. De ponta a ponta da cidade, os transportes vão demorar no máximo 20 minutos", realçou ainda.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com