Max Verstappen é o novo campeão do mundo de Fórmula 1. O neerlandês venceu a prova de Abu Dhabi deste domingo e ficou à frente de Lewis Hamilton, com quem estava empatado nos 369,5 pontos, sendo que o neerlandês tinha ainda vantagem no confronto direto, com nove vitórias contra as oito de Hamilton.
Max Verstappen partiu na primeira posição, mas teve um arranque menos bom, ao contrário de Hamilton, que partiu na segunda posição a 'voar' logo na primeira curva. Até ao final, foi o britânico o comandante, apesar de a Mercedes ter arriscado tudo ao manter os mesmos pneus por mais de 40 voltas. Latifi embateu na lateral da pista, obrigando a entrar o 'safety car' a cinco voltas do final. Nesse momento, Verstappen praticamente perdeu as esperanças, quando os comissários não permitiram a ultrapassagem, mas a decisão foi revertida. Uma volta extra e o neerlandês mostrou-se melhor que o britânico.
Kimi Räikkönen terminou a carreira nesta prova da pior forma. Na volta 27 foi obrigado a desistir por conta de um problema de travões, tendo saído de pista de forma perigosa antes de desistir. George Russell, em despedida da Williams, também desistiu.
Este é o primeiro título mundial para Max Verstappen, piloto da Red Bull, de 24 anos.
MAX VERSTAPPEN. WORLD CHAMPION!!!
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
A stunning season by an extraordinary talent#HistoryMade #F1 @Max33Verstappen pic.twitter.com/FxT9W69xJe
[Notícia atualizada às 14h46]