Seat desenvolve o protótipo DIANA, um carro que "apanha o condutor"

DIANA é um projeto-piloto que investiga as possibilidades oferecidas por um automóvel autónomo.

Notícia

© Seat

Notícias ao Minuto
14/12/2021 12:26 ‧ 14/12/2021 por Notícias ao Minuto

Auto

Seat

Desenvolvido pela Seat em colaboração com o Centro Tecnológico Automóvel da Galiza, eis o projeto-piloto DIANA, que que investiga as possibilidades oferecidas por um automóvel autónomo para a mobilidade urbana e inteligente.

Como explica a marca espanhola, DIANA é um projeto de inovação que nasceu para testar funções autónomas na condução, antecipando sistemas avançados de assistência à condução. O veículo foi criado com base num Seat Leon e está equipado com 5 sensores lidar, 5 radares, 6 câmaras, 12 ultrasons e 8 computadores que lhe dão uma visão de 360º.

“Estes elementos geram uma grande quantidade de dados do meio à sua volta que são processados em milissegundos e enviados para um módulo onde está a localização. Assim, o automóvel sabe onde está colocado, que obstáculos estão à sua volta e é capaz de decidir para onde tem de ir e de executar autonomamente as ações no volante, travões, acelerador e alteração da mudanças”, explicou Oriol Mas,  engenheiro de I+D na SEAT S.A.

Com três funções disponíveis, o DIANA apresenta o Autonomous Chauffeur, quando em situações de trânsito de baixa velocidade, o sistema assume o controlo para realizar manobras de arranque e paragem. Depois, a função Automated Valet Parking, para procurar um espaço livre e estacionar 100% de forma autónoma. Por último, o Summoning, que funciona através de uma aplicação que gere os pedidos do utilizador para o ir buscar a um ponto específico e o transferir para o destino escolhido.

Como funciona? É simples. A partir da aplicação, o condutor pode solicitar o veículo, e este arranca automaticamente e coloca-se na faixa de rodagem correspondente. Ao fazer a paragem para apanhar o condutor, as portas destrancam-se e abrem-se sozinhas e os sinais de indicação de mudança de direção sinalizam que o veículo está parado.

“Após o utilizador ter entrado e fechado a porta, o automóvel tranca-se outra vez, sinaliza o arranque e retoma o movimento”, revela Oriol Mas. Importa realçar que o automóvel foi testado tanto nas instalações da Seat em Martorell como, mais recentemente, num circuito urbano fechado e controlado.

Notícias ao Minuto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas