A Rússia invadiu e atacou a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira, depois da luz verde dada pelo presidente Vladimir Putin na "operação militar especial" na região de Donbass, no leste da Ucrânia.
Muitas têm sido as imagens e vídeos difundidas nas redes sociais, e algumas delas estão relacionados com os veículos militares da Rússia que, nos últimos dias, têm sido avistados com uma marca de um 'Z'. O símbolo tem sido alvo de muitas questões, mas não há uma justificação concreta para a utilização do mesmo.
No entanto, especialistas em defesa nacional acreditam que se trata de uma forma de as tropas russas conseguirem distinguir-se das ucranianas, uma vez que todo o equipamento militar utilizado é semelhante.
Rob Lee, especialista em política russa, escreveu na sua página do Twitter há dois dias que num popular canal de Telegram russo está a circular que os veículos com o Z podem também ter tarefas distintas, uma vez que o Z por vezes encontra-se dentro de quadrados, triângulos ou círculos, como pode constatar na imagem abaixo.
Oliver Alexander, analista, referiu também que o significado do Z pode ser "simples". "Pode querer dizer que o veículo completou as suas verificações, está carregado, e pronto a seguir", escreveu.
A popular Russian-language Telegram channel is claiming that vehicles with the “Z” will be used in the Kharkiv direction, the triangle for units going towards Slavyansk and Kramatorsk, and the circle for the mobile reserve. This obviously isn’t confirmed.https://t.co/IBSu6y2UNw pic.twitter.com/rN0E0ehpRk
— Rob Lee (@RALee85) February 22, 2022
The 🅉 may also be as simple as, the vehicle has completed its ready check and is fully loaded and ready to move to the front.
— Oliver Alexander (@OAlexanderDK) February 19, 2022
Leia Também: AO MINUTO: Começou a guerra na Ucrânia; 40 soldados ucranianos mortos