Passados 72 anos desde o lançamento do Volkswagen T1, eis que surge aquele que se assume o herdeiro elétrico do famoso (e também mítico) 'Pão de Forma'. Esta quarta-feira, a Volkswagen apresentou o ID. Buzz, que deverá chegar ao nosso país em setembro.
Para já, este novo modelo estará apenas disponível com uma motorização, tanto na versão de passageiros, como na versão para mercadorias. O ID. Buzz chega ao mercado com o motor de 150 kW (204 cv) montado no eixo traseiro e com uma bateria de 82 kWh de capacidade. Infelizmente, não sabemos a sua autonomia, uma vez que esta não foi revelada pela Volkswagen. A tração, tal como o 'velhinho' T1, é traseira.
Importa realçar que o ID. Buzz conta com a novidade relativa ao carregamento bidirecional, o que permite ao veículo fornecer energia através de uma wallbox específica.
No que diz respeito à versão de passageiros, espaço não falta, mas para já só estará disponível com cinco lugares. A versão para sete ocupantes será lançada mais tarde. Com 4,712 m de comprimento e 1,985 m de largura, a distância entre eixos é de 2,988 m e a altura de 1,937 m. Quanto à bagageira dispõe de 1121 litros de capacidade, que crescem até aos 2205 litros com os bancos rebatidos.
Minimalista no seu design, mas muito chamativo, o interior é simples tal como o seu exterior. No habitáculo encontramos um painel de instrumentos de 5,3", enquanto o sistema de infoentretenimento tátil é de 10", podendo o cliente escolher um ecrã maior como opcional (12"). Destaque para o revestimento dos bancos e do teto, que são feitos a partir de material reciclado.
A nível de equipamentos de segurança, destaque para o 'Car2X', tecnologia que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detetar perigos em tempo real.
Como já referimos, o novo Volkswagen só chega a Portugal em setembro, mas pode ser encomendado já a partir de maio.