Aprova? A Lexus apresentou esta quarta-feira o novo SUV RZ 450e, totalmente elétrico, que traz consigo um volante disruptivo, sem aro e com um novo sistema 'steer-by-wire'. Segundo a marca japonesa, este é o primeiro sistema do mundo que agrega um volante tipo manche de avião.
Em que consiste? Ao contrário de um sistema de direção convencional, o 'steer-by-wyre' não requer ligação mecânica entre o volante e as rodas, eliminando a tradicional coluna de direção.. Contém, sim, uma ligação elétrica envia os movimentos do volante para as rodas. Como resultado existe uma resposta instantânea e um controlo de direção mais preciso. Além de que o condutor irá detetar menos oscilação do volante em estradas irregulares e usufruirá de estabilidade do controlo e correção em ventos cruzados fortes, por exemplo.
Uma das preocupações dos engenheiros da Lexus foi garantir que o sistema transmite feedback em todos os momentos, mantendo uma forte conexão entre o condutor e o automóvel. Também foram incluídos processadores 'à prova de falha' e uma fonte de alimentação de emergência, para o caso do sistema perder a sua fonte de alimentação principal.
Quanto ao volante, o 'One Motion Grip', como designa a Lexus, surge no RZ 450e como opcional. Este faz com exista menos esforço por parte do condutor, visto que com apenas um movimento de 150 graus, é possível virar à esquerda ou à direita, sem necessidade de sobrepor as mãos durante as mudanças de direção.
Com o formato aplicado neste volante, o condutor fica com uma visão mais ampla sobre o painel de instrumentos e também sobre a estrada. Os designers da Lexus aproveitaram para localizar os controlos em pontos mais altos e mais distantes do que seria possível com um volante convencional, minimizando a necessidade do condutor ajustar a sua linha de visão.
Fique com as imagens na galeria acima.