A Bentley está a celebrar os 70 anos do início da produção do R-Type Continental, um dos automóveis mais célebres da marca, que já conta com 103 anos de história.
Com apenas 208 exemplares produzidos, o R-Type Continental foi uma peça tão rara na década de 1950 como o é hoje, mas ficou na história como um Bentley de referência. O seu design exterior serviu de inspiração para o primeiro Continental GT em 2003 e tem, também, inspirado as equipas de design da Bentley desde então.
Embora o primeiro protótipo do R-Type Continental (conhecido como 'Olga' graças à sua matrícula OLG490) tenha ido para a estrada em agosto de 1951, só em maio de 1952 é que o automóvel entrou em produção, com as entregas aos clientes a começarem em junho. Na altura, era o automóvel de quatro lugares mais rápido do mundo.
Além disso, o R-Type Continental era também o mais caro, com um preço de 6.928 libras, quase quatro vezes o preço médio de uma casa no Reino Unido em 1952.
Em termos de números, importa salientar que a potência do motor de 4.566 cc, de seis cilindros em linha, foi aumentada de 140 para 153 cv e a transmissão apresentava uma relação de transmissão final superior. O protótipo atingiu uma velocidade média de 191 km/h em cinco voltas (com uma melhor volta a quase 193 km/h) na pista de Montlhèry, perto de Paris.