Decorria o ano de 1982 quando a 23 de setembro, junto à Torre Eiffel, em Paris, o Citroën BX fez as delícias de quem viu a sua apresentação.
Este histórico da década de 80 da marca francesa marcou o setor automóvel e marcou também mais de dois milhões de pessoas que o adquiriram ao longo dos seus 12 anos de existência.
O seu lançamento foi marcante, uma vez que depois de uma multidão invadir o Champ-de-Mars, dirigindo o seu olhar para o primeiro andar da Torre Eiffel, o BX aparece dentro de uma caixa de madeira com a inscrição “Voilà la nouvelle Citroën” (“Eis o novo Citroën”). Num vertiginoso espetáculo de luz e som, a caixa desceu lentamente até ao chão, foi aberta e assim foi desvendado o Citroën BX.
Este modelo foi o primeiro da Citroën na era PSA e surgiu com os motores pertencentes ao grupo: 1,3 litros com 62 cv ou 72 cv, e 1,5 litros com 90 cv. Mais tarde, em 1985, a Citroën tornou-se na primeira fabricante francesa a oferecer um automóvel com motor diesel e caixa automática. Além disto, o BX tornou-se também o primeiro carro francês de produção a ser equipado com um bloco de 16 válvulas.
Fique com as imagens na fotogaleria acima.