Com as condições meteorológicas adversas que se fazem sentir na generalidade do país, todo o cuidado é pouco no que toca a condução. A pensar na segurança dos cidadãos, a Guarda Nacional Republicana (GNR) compilou algumas regras a seguir, particularmente durante o tempo chuvoso.
"A má visibilidade, a perda de aderência e o maior desgaste da viatura são os principais fatores que concorrem para a ocorrência de acidentes com condições climatéricas adversas", começa por recordar o organismo, na sua página da rede social Facebook.
Nessa linha, a GNR aconselha a adaptar a sua condução ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo, e ainda à intensidade do trânsito.
Além disso, antes de iniciar uma viagem deverá verificar "se os pneus estão em bom estado de conservação e pressão", bem como certificar-se de que "o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento", e assegurar-se do "bom funcionamento do sistema de travagem, do limpa para-brisas e do estado de conservação das escovas".
Já durante a condução, deverá aumentar "a distância de segurança entre veículos", moderar a velocidade, e circular "com os 'médios' ligados".
Leia Também: Cuidado com a aquaplanagem. Saiba o que fazer nestes casos