A Lotus divulgou tudo aquilo que ainda permanecia um mistério em relação ao seu primeiro elétrico da história. O Eletre já tem chegada marcada para oito países europeus na primeira metade de 2023. No entanto, para Portugal, ainda não está definida a vinda deste SUV, embora a previsão seja para 2024.
Com três versões disponíveis, o Eletre é sempre alimentado por dois motores, um em cada eixo. A versão base e o Eletre S dispõem de um total de 612 cv e 710 Nm, enquanto o Eletre R, a versão mais potente, promete 918 cv e 985 Nm de binário. A autonomia das duas primeiras versões é de até 600 km, enquanto a variante mais potente oferece 'apenas' 490 km de autonomia. A bateria é a mesma nas três versões, contando com 112 kWh de capacidade.
O que vale em termos de performance? As duas primeiras versões são capazes de atingir os 100 km/h em apenas 4,5 segundos, enquanto o Eletre R pode fazê-lo em menos de três segundos, atingindo também uma velocidade máxima de 265 km/h.
Em termos de design, o Eletre revoluciona toda a imagem de um veículo da Lotus. Tudo o que conhecemos até aqui nada tem a ver com este super SUV movido a eletricidade, tanto no exterior, como no interior.
No habitáculo existem três ecrãs à disposição: o central, com 15,1", é o responsável pelo sistema multimédia; o painel de instrumentos atrás do volante e mais outro para o passageiro. Além disto, se o cliente optar por um Eletre de quatro lugares, haverá um novo ecrã ao centro na parte traseira do veículo. Todos eles terão o sistema operativo que a Lotus vai estrear no Eletre. Chama-se Hyper OS este sistema.
Como referido, serão oito os países a receber o Lotus Eletre já em 2023. Portugal terá de esperar, mas já dá para se ir tendo uma ideia dos preços. Na Alemanha, por exemplo, o Eletre está disponível a partir de 95.990 euros, enquanto a versão mais potente conta com o preço de 150.990 euros.
Fique com todas as imagens na fotogaleria acima.