O frio chegou em força a Portugal e tem afetado, sobretudo, a parte norte do país. Com as baixas temperaturas, a neve e o gelo podem aparecer nas localidades mais frias, o que pode tornar-se numa verdadeira dor de cabeça para quem deixa o seu automóvel na rua.
Seja muito ou pouco gelo aquele que se encontre no para-brisas, há uma ação que nunca a deverá fazer: colocar água quente para o gelo desaparecer. Isto pode fazer com que o seu para-brisas fique com alguma racha ou, num caso mais extremo, pode mesmo partir o vidro.
Para solucionar o problema do gelo e recuperar a visibilidade em poucos segundos, o aconselhado, e o mais simples, é a utilização de um descongelante, que pode adquirir em qualquer hipermercado, por exemplo.
No entanto, se preferir poupar alguns euros, saiba que existe também uma solução caseira, e ideal, para o efeito. Misture duas partes de água e uma de álcool etílico num recipiente e borrife o vidro. Depois com um limpa-vidros, um raspador de vidro ou até mesmo um cartão de plástico que tenha na sua carteira, passe sobre o gelo.
Pode também ao invés do álcool etílico utilizar vinagre. A dosagem é, contudo, diferente: coloque uma parte de vinagre para três de água.