"Se a Arábia Saudita não estiver connosco, não há Dakar"
Diretor do Rally Dakar destacou a importância da Arábia Saudita para a realização da prova.
© Getty Images
Auto Dakar'2023
A ASO, entidade que organiza o Dakar, não conseguiria organizar o mais duro rali do mundo sem o apoio que tem recebido da Arábia Saudita. A revelação foi feita por David Castera, diretor do Rally Dakar, em declarações ao jornal espanhol AS.
"O Dakar está a evoluir e hoje em dia é muito complicado fazer um Dakar. Custa muito dinheiro, é preciso ir de um país para outro, há um barco para transportar tudo com os custos que existem hoje e que estão a aumentar. Tudo sobe. Temos sorte que a Arábia possa ajudar a organização a fazer o Dakar acontecer, porque também, se eles não estiverem connosco, não há Dakar. Por isso, temos sorte de eles estarem atrás de nós, de estarem a propor um país muito grande com muitas possibilidades neste momento. Mas ainda tenho a ideia de sair da Arábia um dia, isso é certo. Veremos quando... mas vamos fazê-lo", afirmou o antigo navegador.
O francês sublinhou ainda que a relação com a FIA tem sido mais complicada, apesar de não ser a Federação que escolhe o destino do Rally Dakar.
"Para mim a dificuldade agora é que temos de antecipar muito, porque se a FIA quer tomar uma decisão tem de passar pelo Comité, pela Comissão... e depois pelo Conselho Mundial. Perdemos um pouco, mas também temos de aprender a trabalhar de uma forma diferente. Poderá isto ser prejudicial para nós? Não sei, não neste momento. Estamos a fazer bons progressos, o meu primeiro trabalho é organizar um evento, não a gestão desportiva, mas penso que é bom que possamos estar no meio. É por isso que com a FIA temos uma divisão 50/50 entre eles e nós para fazer propostas e seguir em frente. Foi um pouco difícil no início, agora estamos a começar a encontrar uma forma de concordar e penso que pouco a pouco irá funcionar melhor", realçou ainda.
A edição 45 do Rally Dakar decorre de 31 de dezembro a 15 de janeiro.
Leia Também: Como assistir ao Dakar'2023 na TV? Todos os horários
Leia Também: Quem são os 17 portugueses que vão estar no Dakar'2023?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com