Empresa suíça conseguiu carregar uma bateria em 120 segundos
Bateria de 7,2 kWh foi carregada em 72 segundos e ficou com 80% da carga.
© Morand Technology
Auto Bateria
A empresa Morand desenvolveu uma tecnologia capaz de carregar uma bateria a 100% em poucos minutos. A patente deste carregamento ultrarrápido dá pelo nome Morand eTechnology.
Esta bateria recarregável pode mudar a forma como se olha atualmente para a mobilidade elétrica, uma vez que um dos grandes obstáculos continua a ser o tempo de carregamento. Pois bem, a empresa suíça Morand conseguiu que esta bateria de 7,2 kWh de capacidade ficasse com 98% da carga em 120 segundos ao carregar a 360 kW. Com 80% bastaram... 72 segundos, pouco mais de um minuto.
Com recurso a células inovadoras de ultracapacitores híbridos (HUC) da Sech SA, a eTechnology combina controladores avançados que carregam com bastante rapidez. Isto, para já, pode aplicar-se a veículos elétricos urbanos, como micro carros, bicicletas elétricas, scooters ou trotinetes.
Apesar de ser uma bateria de pequenas dimensões, caso multipliquemos os 72 segundos para atingir os 80% por seis, que é a suposta capacidade de 42 kWh, estaríamos a falar de um carregamento dos 0 aos 80% em apenas sete minutos.
O que também podia ser um problema eram os ciclos. As baterias químicas têm uma vida útil entre os 3.000 e os 5.000 ciclos, mas a Morand confirma que as células nos packs desta bateria podem completar mais de 50.000 ciclos. Aproximou-se mesmo dos 70.000 ciclos na fase de testes.
Ainda com outra característica de relevo, a eTchonology apesar de utilizar lítio, a sua composição química baseia-se maioritariamente em alumínio e carbono.
Leia Também: Tesla cresceu em 2022, mas falhou previsões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com