No passado dia 13 de janeiro, a Tesla informou que reduziu os preços dos Model 3 e Model Y. Numa das versões disponíveis no site da fabricante norte-americana, a redução chegou a ser de 10.000 euros.
Uma decisão que terá deixado muito feliz todos aqueles que estavam a pensar adquirir um novo Tesla. Porém, nem todos terão ficado contentes com esta redução de preços. Falamos de quem? Dos atuais proprietários de Tesla Model Y ou Model 3.
Isto porque quem tenha adquirido um destes modelos antes de janeiro perdeu dinheiro... muito dinheiro. Basta comparar os preços praticados pela empresa em setembro de 2022.
Aliás, esta decisão da Tesla teve também um impacto gigante no mercado de usados. Basta recorrer a qualquer site de revenda para percebermos que são inúmeros os modelos da marca de elétricos que está sobrevalorizado em relação ao preço de modelos novos.
São vários os exemplos de automóveis produzidos em 2020, já com 20.000 ou 30.000 quilómetros percorridos, que se encontram praticamente ao mesmo preço de um Tesla Model 3 ou Model Y novo. Alguns deles estão anunciados até com um valor superior a um elétrico novo vendido pela Tesla.
Será uma questão de tempo até o preço regular-se de forma natural no mercado de usados. Até lá, provavelmente continuaremos a ver Model 3 e Model Y sobrevalorizados, uma vez que os proprietários não quererão perder muitos euros, face ao valor que anteriormente pagaram pelos seus veículos.
Leia Também: A nova estratégia da Tesla. Baixar os preços para arranjar mais clientes