A Comissão Europeia apresentou no passado dia 1 de março, uma nova proposta para modernizar as regras relativas à carta de condução, sendo que uma delas está relacionada com a idade com que se pode começar a conduzir.
Caso seja aprovada, os jovens aspirantes a condutores poderão realizar exame e iniciar a condução acompanhada de automóveis e camiões a partir dos 17 anos de idade.
Segundo a proposta da Comissão Europeia está previsto também que exista um período probatório de, pelo menos, dois anos para os condutores recém-encartados após a aprovação no exame de condução e uma regra de tolerância zero à condução sob a influência do álcool, tal como uma melhor adaptação da formação e dos testes dos condutores para os preparar melhor para a presença de utentes vulneráveis na estrada.
Estas novas medidas entroncam no projeto 'Visão Zero – zero mortes nas estradas da UE até 2050', mas há mais. A Comissão Europeia pretende que a Carta de Condução se torne digital na União Europeia, bem como que haja sanções mais severas para quem cumprir determinadas contraordenações.