Depois de conhecermos todos os pormenores estéticos do Kia EV9, é hora de sabermos quais os detalhes técnicos do novo SUV elétrico de sete lugares da marca sul-coreana.
Comecemos pela bateria de 99,8 kWh de capacidade, responsável por oferecer uma autonomia total até 541 quilómetros. Esta é a mais potente, mas estará disponível também uma de 76,1 kWh no modelo base. Quanto à capacidade de carregamento, o EV9 pode recarregar a 800V e em apenas 15 minutos encher-se de energia para perecorrer aproximadamente 239 km.
Em termos de motorizações, a Kia disponibiliza um bloco elétrico de 150 kW (203 cv) e 350 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos. Além desta motorização, o EV9 estará também disponível com um motor elétrico de 160 kW (218 cv) e 350 Nm de binário. Com este bloco, o SUV de largas dimensões cumpre uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos.
Por fim, a Kia disponibiliza uma terceira motorização para a versão de tração integral. São dois motores elétricos que, combinados, apresentam uma potência total de 283 kW (385 cv) e um binário de 600 Nm de binário. A juntar a estes números, quem quiser pode adquiriar na Kia Connect Store a função "Boost". Esta confere mais 100 Nm de binário, que permite ao EV9 acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
No que diz respeito a avanços tecnológicos, o 'Highway Driving Pilot', HDP, estará disponível no futuro na versão GT-line, que assegura condução autónoma condicional de nível 3 em mercados selecionados.
Quando chega ao mercado? A Kia vai iniciar as pré-encomendas do EV9 para o mercado coreano no segundo trimestre de 2023, enquanto será colocado à venda em mercados selecionados a partir do segundo semestre do ano.
Recorde-se que o EV9, como já foi mencionado, terá três filas de bancos e sete lugares disponíveis, sendo que uma das grandes novidades são os seus bancos traseiros giratórios, que foram anunciados anteriormente.