A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022, onde os dados mostram que o número de autos registados foi de 1.277.734. No entanto, os "autos decididos" foram pouco mais de 900.000. Porquê? De acordo com o próprio RASI, a ASNR esteve sem serviços postais durante... cinco meses. Uma realidade que já se verifica há três anos.
“Verificou-se uma diminuição de 1,5% nos autos decididos, com 905.611, consequência do facto de a ANSR ter estado mais de seis meses sem serviços postais”, lê-se no documento publicado a 31 de março.
Recorde-se que, já em 2021, a ANSR tinha estado sem serviços postais durante meio ano, tendo cobrado 919.623 multas, quando as registadas ultrapassaram as 1,6 milhões.
Sem qualquer explicação a constar no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), a ANSR explicou ao jornal Público que tal tem acontecido devido à "necessidade de obter as autorizações financeiras a que os organismos da administração central do Estado estão sujeitos".
"A autoridade está sujeita aos diplomas legais de enquadramento orçamental e de administração financeira do Estado, necessitando de um conjunto de autorizações prévias para a execução das despesas", lê-se ainda na explicação dada ao Público.
Leia Também: Multas de trânsito aumentaram 4% em 2022 num total de 1,1 milhões