A Lancia apresentou o primeiro carro após o ressurgimento da marca. Um protótipo que dá pelo nome de Pu+Ra HPE e mostra a visão para o futuro e que, segundo as palavras do próprio CEO, servirá de futuro aos próximos modelos de produção.
"A Lancia apresenta o Lancia Pu+Ra HPE, o manifesto da marca para os próximos 10 anos, que transporta a Lancia para a nova era da mobilidade elétrica e que sumariza o nosso modo de conceber e experienciar o automóvel. Iniciando-se com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE", disse Luca Napolitano, CEO da Lancia.
Este protótipo, que surge com uma traseira a fazer lembrar o icónico Stratos, é 100% elétrico e conta com uma autonomia superior a 700 km, algo que se prende com a visão da marca, sendo necessários pouco mais de 10 minutos para realizar o seu carregamento. O seu consumo energético é inferior a 10 kWh/km.
O Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro automóvel inspirado no universo do mobiliário, graças à colaboração com a Cassina, líder no mundo da indústria do mobiliário com estofos de elevada qualidade, traduzindo-se numa experiência de "sensação caseira".
Equipado com uma interface virtual S.A.L.A., esta é uma tecnologia que estará presente no novo Ypsilon. Graças à S.A.L.A, a Lancia tornar-se-á na primeira marca da Stellantis a adotar as tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience), que centralizem as funções de áudio, controlo de climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente interior da viatura se possa adaptar ao toque de um botão ou através de uma instrução vocal.
Recorde-se que a Lancia vai lançar o Novo Ypsilon em 2024, em versões híbridas e elétricas. A partir de 2026 apenas serão lançadas propostas 100% elétricas e a partir de 2028, em simultâneo com a chegada do novo Delta, a Lancia comercializará exclusivamente modelos elétricos.