Foi em Berlim que a Cupra apresentou o seu segundo modelo 100% elétrico de produção. O Tavascan é um SUV coupé com linhas "atléticas e desportivas" que dispõe de um interior que "é uma peça de arquitetura graças ao caráter da espinha dorsal central, em conjunto com as finas saídas de ar, quase invisíveis".
Com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca vai estar disponível com duas potências: 210kW (286cv) e 250kW (340cv). A versão de maior potência dispõe de tração integral ao contar com dois motores. O Cupra Tavascan VZ pode atingir os 100km/h em apenas 5,6 segundos.
"Quando apresentámos o concept do Tavascan na IAA em Frankfurt em 2019, era o nosso carro de sonho - um manifesto para tudo o que queríamos que a Cupra se tornasse como marca. Desde então, continuamos a acreditar que tudo o que sonhamos, podemos criar. Bem, hoje é o dia em que esse sonho se torna realidade", afirmou Wayne Griffiths, CEO da Cupra.
Em termos de autonomia, a Cupra equipou o Tavascan com baterias de 77 kWh de capacidade, o que oferece um máximo de 550 km de autonomia. No que diz respeito a carregamento, este SUV coupé pode alcançar em apenas sete minutos cerca de 100 km de autonomia. Quando a bateria desce para apenas 10%, pode ser reabastecida para 80% em pouco menos de meia hora, ao utilizar um posto de carregamento de 135kW.
Com jantes de liga leve de 21 polegadas, no habitáculo encontramos um sistema de infoentretenimento de 15", o que torna este ecrã o maior até ao momento num modelo da Cupra. Pela primeira vez também foi integrado um sistema áudio 'high-fidelity' com 12 colunas, desenvolvido em parceria com a empresa de áudio Sennheiser.
Concebido em Barcelona, a produção do Tavascan vai ocorrer na fábrica Anhui do Grupo Volkswagen na China. Chega em 2024 ao mercado e, segundo a Cupra, o objetivo é o de vender mais de 70.000 veículos por ano.