A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou, através de um comunicado, que haverá um novo sinal de trânsito designado por H42.
Este será utilizado para informar que está próximo de um radar de velocidade média. Existirão 10 em Portugal e segundo a ANSR poderão ser colocados em qualquer uma destas 20 estradas nacionais.
- Aveiro: A41;
- Beja: En206 e IC1;
- Castelo Branco: IC8;
- Coimbra: A1 e EN109;
- Évora: A6 e IP2;
- Faro: EN398;
- Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto: A3.
- Santarém: A1;
- Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1;
Ou seja, o radar estará sinalizado, mas os condutores não saberão se o mesmo estará na cabine estabelecida para o efeito.
Segundo um comunicado divulgado ANSR, o critério utilizado para a seleção das localizações teve em conta, entre outros fatores, o "nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade".
Recorde-se que estes novos radares vão permitir "a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada".
Ainda segundo a ANSR, os contratos de fornecimento e instalação dos novos radares de controlo de velocidade vão custar cerca de 5,6 milhões de euros.