Há seguros ou coberturas pensadas exclusivamente para veículos elétricos?

Entrevistámos José Luís Garcia, Product Leader da Liberty Seguros na Europa.

Notícia

© Shutterstock

Ruben Valente
03/05/2023 10:57 ‧ 03/05/2023 por Ruben Valente

Auto

Liberty Seguros

A indústria automóvel tem vindo a evoluir e a natural evolução, neste momento, dá pelo nome de eletrificação. Este processo tem mudado as estratégias da grande maioria, senão todas, as fabricantes, o que leva também a uma adaptação obrigatória por parte de uma seguradora.

Um veículo elétrico terá condições diferentes em relação a um modelo com motor a combustão? Há coberturas exclusivamente pensadas para um automóvel movido a bateria? Estas foram algumas das questões que nos levou a entrevistar José Luis Garcia, Product Leader da Liberty Seguros na Europa.

O responsável de uma das mais conhecidas seguradoras do país deixou claro que “existem dados que demonstram que o custo médio da reparação destes veículos é superior ao dos veículos de combustão” e, a nível de curiosidade, revelou também algumas das coberturas mais pedidas pelos portugueses em geral.

Já existem dados que demonstram que o custo médio da reparação destes veículos é superior ao dos veículos de combustãoAtualmente, assistimos à eletrificação do parque automóvel em todo mundo. No momento da realização de um seguro automóvel, há diferenças caso este seja um 100% elétrico?

Em Portugal estamos a assistir a um crescimento exponencial na venda de veículos elétricos e híbridos. A Liberty Seguros procura sempre oferecer a melhor solução para cada cliente. No caso dos veículos elétricos ou híbridos existem coberturas exclusivas, como o furto isolado do cabo e adaptador de carregamento, bem como, durante o processo de carregamento do veículo, os danos provocados nestes equipamentos e respetiva bateria, no âmbito da cobertura de Incêndio. No âmbito da cobertura de Assistência, temos ainda a possibilidade de efetuar um carregamento no local, onde o veículo tenha ficado imobilizado devido a falta de bateria.

Os clientes demonstram elevada procura pelas coberturas de Acidentes Pessoais, Assistência em Viagem e Quebra de VidrosA crescente procura por veículos elétricos tem tido impacto para uma seguradora?

A percentagem de veículos elétricos a circular em Portugal ainda é reduzida. No entanto, já existem dados que demonstram que o custo médio da reparação destes veículos é superior ao dos veículos de combustão. 

Ainda em relação aos elétricos, têm sentido uma diferente procura no que diz respeito às coberturas?

O aumento do interesse em veículos elétricos, leva os clientes a procurar soluções direcionadas para este segmento. Por este motivo, criámos as soluções já descritas anteriormente e que julgamos que vão ao encontro das necessidades do cliente. 

Notícias ao Minuto

Entre as coberturas, quais aquelas mais pedidas pelos consumidores em geral?

Além da cobertura obrigatória de Responsabilidade Civil, os clientes demonstram elevada procura pelas coberturas de Acidentes Pessoais, Assistência em Viagem e Quebra de Vidros.

No inverno passado, a chuva intensa não deu tréguas e muitos foram os veículos que foram afetados por fenómenos da natureza. Esta foi uma cobertura que mereceu uma procura maior após estes episódios?

Sempre que ocorrem estes episódios atmosféricos, é comum verificar-se um ligeiro aumento na procura deste tipo de coberturas. Tendo em conta as alterações climáticas que assistimos atualmente, é previsível que coberturas como Fenómenos da Natureza tenham uma procura cada vez maior.

Como lidaram com esse contexto? Acreditamos que as linhas estiveram mais ocupadas do que o habitual durante aqueles dias de chuvas fortes que ainda todos lembramos.

É nestes momentos mais adversos que as Seguradoras devem estar ainda mais presentes na vida dos nossos Clientes, ajudando-os, como o fazemos com um atendimento diferenciado, mais facilitado, de excelência, onde, por exemplo, agilizamos aberturas de processos online e marcação de peritagens, ficando os nossos Clientes, apenas com um simples telefonema, com o processo aberto, a peritagem agendada e, nalguns casos, sempre que tal se aplique, com a atribuição de viatura de substituição.

São dias sempre mais agitados, com um número de chamadas mais elevado, mas onde também podemos marcar a diferença pela positiva. Na Liberty vemos os desafios do ambiente em mudança como uma oportunidade, pois temos uma oferta que se caracteriza pela personalização e flexibilidade, através de opções modulares de construção de produtos e gestão de preços adaptada ao risco específico do cliente. Ou seja, disponibilizamos produtos personalizados, para que os clientes paguem apenas pelo que necessitam.

Notícias ao Minuto

O que um cliente pode fazer para obter um seguro mais barato?

O mercado segurador em Portugal possui uma vasta oferta de seguros automóvel. Cabe ao cliente identificar aquela que realmente responde às suas necessidades e expectativas. A Liberty trabalha com soluções flexíveis que podem ser ajustadas às exigências e necessidades do cliente e com produtos modulares em que os clientes podem selecionar apenas as coberturas de que precisam.

É imperativo atualizar valores anualmente para obter algum tipo de poupança?

No que diz respeito ao seguro automóvel, a atualização do capital seguro é feita anualmente e de forma automática. O cliente é informado da atualização do capital seguro para a anuidade seguinte no aviso de pagamento.

Um carro com mais 15 anos pode ser mais dispendioso do que um semi-novo?

Relativamente ao cálculo do prémio de seguro, a idade da viatura é apenas uma das diversas variáveis consideradas. Isto significa que este fator não deve ser considerado isoladamente. 

Se por um lado os veículos a partir de determinada idade passam em média a circular menos, por outro podem ter custos médios de reparação acrescidos pelo facto de deixarem de ser produzidos pelas marcas. Estas e outras variáveis, não relacionadas com a idade do veículo, fazem com que o prémio de seguro varie.

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas