Exportação de automóveis da China cresce 75,7% no primeiro semestre
A exportação de automóveis da China para o resto do mundo aumentou 75,7% no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da associação patronal da indústria automóvel citados hoje pela agência de notícias estatal Xinhua.
© Lusa
Auto Exportação
Os números da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis mostram que, entre janeiro e junho, a China exportou um total de 2,14 milhões de veículos.
Desse número, cerca de 534 mil unidades eram carros elétricos, cujas vendas para o exterior aumentaram 160% em relação ao mesmo período de 2022.
Os dados da Administração Geral das Alfândegas mostram que, no primeiro trimestre, a China se tornou o maior exportador mundial de automóveis, ultrapassando o Japão.
"Os automóveis fabricados na China tornaram-se cada vez mais competitivos no mercado mundial graças a um controlo de qualidade rigoroso, a uma cadeia industrial sofisticada e a serviços de manutenção avançados", afirmou o engenheiro geral adjunto da associação de fabricantes chinesa, Xu Haidong, citado pelo jornal oficial Global Times.
De acordo com um relatório recente da associação patronal, divulgado pela imprensa local, os principais destinos internacionais dos veículos chineses são a Rússia, o México e a Bélgica. No caso dos veículos elétricos, os três primeiros são a Bélgica, o Reino Unido e a Tailândia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com