A partir do dia 1 de janeiro de 2024, os proprietários de SUV vão pagar mais pelo estacionamento em Paris, na capital de França. A medida foi imposta pela Câmara Municipal da cidade gaulesa e já aprovada pela Assembleia Municipal. Esta insere-se na estratégia para reduzir a poluição em Paris.
Como será taxado um preço superior? Não há ainda certezas, mas o jornal britânico The Guardian avança que as características a ter em conta serão a motorização, o tamanho e o peso.
Porém, nem todos os SUV deverão ter de pagar. Quem tiver um SUV 100% elétrico ou tenha uma família mais numerosa, que exija um veículo de maiores dimensões, pode ficar isento deste preço superior.
De acordo com número recentes divulgados por estudos efetuados em Paris, o número de veículos SUV na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos. Neste momento, os SUV representam 15% dos 1,15 milhões de veículos particulares estacionados em Paris todas as noites.
"Gostaríamos que a cidade de Paris alterasse o preço do estacionamento pago, para o tornar progressivo em função do peso e da dimensão dos veículos", afirmou Frédéric Badina-Serpette, vereador do partido ecologista EELV, que propôs esta medida.
Leia Também: Novo Renault Clio. Os preços de todas as versões