Carros voadores devem ter paraquedas? Marca chinesa acredita que sim

A fabricante chinesa Xpeng está a testar um modelo de carro voador que inclui um paraquedas, para o caso de eventuais acidentes.

Notícia

© EDUARDO LEAL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
03/11/2023 10:10 ‧ 03/11/2023 por Notícias ao Minuto

Auto

Carros voadores

A fabricante chinesa de carros Xpeng quer incluir um sistema multi-paraquedas nos seus modelos de carros voadores, que se encontram em desenvolvimento. O sistema pretende minimizar possíveis estragos, humanos e materiais, caso algo não corra conforme planeado em pleno ar.

Segundo a plataforma Carscoops, o sistema já ultrapassou a fase de pré-desenvolvimento e encontra-se, atualmente, em testes aéreos, tal como é possível ver num vídeo partilhado pela própria Carscoops nas redes sociais.

No vídeo, é pode ver-se o 'carro' a voar a uma altitude de 50 metros, quando é acionado o sistema multi-paraquedas, que está guardado num compartimento frontal isolado. Uma vez abertos os paraquedas, que estão conectados ao carro através de quatro cabos, o veículo, que estava em queda livre, estabiliza-se, descendo até à terra a uma velocidade de 5,2 metros por segundo, o suficiente para minimizar fortes danos materiais ou físicos, diz a marca.

Assim, numa altura em que não é certo quando é que os carros voadores chegarão às estradas - ou, neste caso, aos ares - das cidades, pelo menos é garantido que as tecnologias para os manter no ar estão já a ser estudadas e desenvolvidas.

Leia Também: Parceria sino-brasileira quer começar a produzir carros voadores em 2026

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas