EUA vão investigar se carros inteligentes chineses são ameaça à segurança

Citando potenciais riscos de segurança nacional, o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que vai investigar os designados carros inteligentes ('smart cars') chineses, por poderem recolher informação sensível sobre os cidadãos que os conduzam.

Notícia

© Drew Angerer/Getty Images

Lusa
01/03/2024 10:07 ‧ 01/03/2024 por Lusa

Auto

EUA

A investigação pode conduzir a novas regulamentações para impedir a China de usar tecnologia sofisticada em veículos elétricos e outros designados veículos conectados, para seguir os condutores e obter a sua informação pessoal.

Dirigentes governamentais estão preocupados com as possibilidades de as capacidades tecnológicas, como a da assistência ao condutor, poderem ser usadas para espiar os norte-americanos.

Enquanto a ação ficou à beira de corresponder a uma proibição das importações chinesas, o presidente Joe Biden disse que está a tomar medidas inéditas para proteger a informação dos cidadãos.

"A China está determinada a dominar o futuro do mercado automóvel, incluindo com recurso a práticas injustas", disse hoje Biden, em comunicado.

"A China pode inundar o nosso mercado com os seus veículos, colocando riscos para a nossa segurança nacional. Não vou deixar isso acontecer", assegurou.

Leia Também: Indecisão na hora de escolher cor do novo carro? O que deve considerar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas