A partir de setembro deste ano vai ser comercializada uma nova marca chinesa de automóveis em Portugal. A Leapmotor, que agora faz parte do grupo Stellantis, vai expandir-se para a Europa e vai chegar a nove países do velho continente, incluindo o nosso.
Os dois veículos que começarão a ser vendidos pela Leapmotor é o T03, um elétrico com autonomia para 265 quilómetros, e o C10, um veículo familiar inserido no segmento D que oferece uma autonomia até 420 km.
Em outubro do ano passado, a Leapmotor e a Stellantis anunciaram que o grupo liderado por Carlos Tavares iria investir cerca de 1,5 mil milhões para adquirir aproximadamente 21% do capital da Leapmotor, empresa automóvel que em 2023 estava no top3 das novas empresas chinesas de veículos elétricos. O acordo também previu a criação da Leapmotor International, que teria direitos exclusivos para exportação, venda e fabrico de produtos Leapmotor fora da China.
“A criação da Leapmotor International representa um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos elétricos de última geração, que vão competir com as marcas chinesas presentes nos principais mercados de todo o mundo", afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"Aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia que irão exceder as suas expectativas. Sob a liderança de Tianshu Xin, foi desenvolvida uma estratégia global convincente para expandir, rapidamente, os canais de distribuição de vendas, impulsionando o crescimento da Leapmotor e gerando valor para ambos os parceiros", acrescentou o empresário português.