A polícia fiscal italiana apreendeu nos últimos dias 134 unidades do Fiat Topolino, o novo quadriciclo da marca italiana. Porquê? O motivo está relacionado com um pequeno detalhe. Literalmente, pequeno.
Nas portas do Topolino está uma bandeira italiana que, de acordo com a Bloomberg, viola a lei 'Made in Italy' porque o veículo é produzido em Marrocos.
A lei dita que "bens classificáveis como produzidos em Itália, têm de ter sido desenhados, produzidos e embalados exclusivamente em território italiano". Daí a apreensão dos 134 exemplares.
Segundo um porta-voz da Stellantis, a Fiat irá agora remover o autocolante com a bandeira italiana que foi ali colocada porque, segundo a marca, o pequeno quadriciclo foi desenvolvido em Turim.
Recorde-se que este é mais um episódio que envolve uma marca da Stellantis. Recentemente, a Alfa Romeo também se viu obrigada a alterar o nome do seu primeiro modelo elétrico porque este era designado de 'Milano', mas a produção era feita na Polónia. A Alfa Romeo rebatizou-o então de 'Junior'.