A FIA e a Fórmula 1 revelaram esta quinta-feira o novo conjunto de regulamentos pelos quais a F1 se regerá já a partir de 2026.
Em destaque estão as medidas que tornarão os monolugares mais ágeis, mais sustentáveis e o incremento de potência nas unidades híbridas que alimentam os carros mais rápidos do mundo.
Para promover um maior número de ultrapassagens, a FIA quis reduzir a distância máxima entre eixos em 200mm para 3.400mm, enquanto a largura será reduzida em 100mm para um máximo de 1.900mm. Além das medidas, também o peso vai ser reduzido em 30kg em relação aos carros de 2022. Os monolugares em 2026 serão regulados para ter um peso mínimo de 768kg.
Ainda no capítulo das ultrapassagens, a F1 vai introduzir um novo sistema que dá aos condutores uma pequena dose adicional de energia quando estão a um segundo do carro da frente, deixando assim de existir o atual DRS.
Para promover a competitividade, a F1 pretende também que exista um número recorde de seis fabricantes de unidades de potência.
Unveiling the face of the 2026 FIA Formula 1 car
— FIA (@fia) June 6, 2024
Get all the info on https://t.co/YvBCxoPWnQ#FIA @F1 pic.twitter.com/FeKkCLujEz