Grande surpresa no circuito de Hungaroring. Oscar Piastri (Renault) venceu, este domingo, o Grande Prémio da Hungria, em Fórmula 1, numa tarde que ficou marcada por uma luta muito intensa entre o campeão Max Verstappen (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes).
Norris arrancou para a corrida no primeiro lugar, mas acabou ultrapassado por Piastri nas primeiras voltas. O australiano acabou ultrapassado pelo colega de equipa numa ida às boxes e Norris assumiu a liderança perto da bandeirada de xadrez. Ainda assim, e nas últimas duas voltas, a Renault mudou a estratégia e deixou Piastri voltar ao primeiro posto, numa movimentação que gerou alguma polémica.
Mais atrás, Verstappen, que tinha partido do terceiro posto da grelha de partida, envolveu-se numa luta muito intensa com Lewis Hamilton por um lugar no pódio. Os dois pilotos chegaram a ter uma colisão, com o britânico a saltar para a frente do neerlandês. O tricampeão do mundo saiu de pista e já só entrou na quinta posição, atrás de Leclerc.
Feitas as contas, Piastri cortou a meta no primeiro lugar, 2,141 segundos à frente do companheiro de equipa Lando Norris, e venceu uma corrida pela primeira vez na sua carreira. O australiano tornou-se no primeiro piloto nascido no século XXI a vencer uma prova do Mundial de Fórmula 1. Lewis Hamilton fechou o pódio em Hungaroring a 14,880 segundos do vencedor e conquistou o 200.º pódio na Fórmula 1.
Com estes resultados, Max Verstappen (Red Bull), que foi quinto classificado, mantém a liderança do campeonato, mas agora com 76 pontos de vantagem sobre Norris, que é segundo.
OSCAR PIASTRI IS A FORMULA 1 GRAND PRIX WINNER! 🇦🇺
— Formula 1 (@F1) July 21, 2024
HE'S DONE IT AT THE HUNGARORING #F1 #HungarianGP pic.twitter.com/foIq7krsNs
Leia Também: Todos os pilotos de Fórmula 1 já com lugar assegurado para 2025