Se tem a prática de andar com o seu automóvel na reserva, pense duas vezes. É que além das dores de cabeça de poder ficar apeado em qualquer lado, ainda pode ser multado pelas autoridades.
A imobilização do veículo numa estrada secundária não constitui, por si só, uma infração ao Código da Estrada. Se o carro estiver imobilizado, mas bem sinalizada e não represente perigo para os outros condutores, não há qualquer problema. Porém, o mesmo não se pode dizer numa autoestrada.
Numa via rápida, local onde é proibido parar ou estacionar, ficar sem combustível pode dar direito a multa entre os 120 a 600 euros, uma vez que as autoridades podem considerar negligência e não uma avaria do veículo.
Também não dá 'saúde' ao seu carro
Circular na reserva e com muito pouco combustível não é propriamente um malefício para o automóvel. Porém, se esta prática for recorrente, o seu carro pode sofrer com isso.
Com o nível de combustível nos mínimos, os resíduos acumulados no fundo do depósito são arrastados para o sistema de alimentação do automóvel. Como referimos, se esta for uma prática sistemática, há risco de entupimento do filtro do combustível, o que pode levar à obstrução dos injetores.