A Stellantis e a Factorial Inc. revelaram o próximo passo do acordo entre ambos que envolve tecnologia de baterias de estado sólido. Esta iniciativa decorre do investimento de 75 milhões de dólares que a Stellantis fez na Factorial em 2021.
A Stellantis irá lançar uma frota de demonstração de veículos Dodge Charger Daytona novos em 2026, equipados com baterias de estado sólido, que permitirá avaliar o seu desempenho num contexto real. Estas baterias FEST, como são designadas, têm uma densidade energética superior a 390 Wh/kg e oferecem vantagens substanciais em relação às baterias de iões de lítio tradicionais, incluindo maior densidade energética, peso reduzido, melhor desempenho e a possibilidade de reduzir ainda mais o custo total do veículo ao longo do tempo.
A Factorial e a Stellantis querem atingir uma autonomia de condução de até 965 km por carga. Além disso, espera-se que o conjunto de baterias seja 40% mais leve e 33% mais pequeno do que os conjuntos tradicionais de iões de lítio.