A Alpine está a dar vida à sua 'Dream Garage' composta por sete novos modelos elétricos até 2030. O A290 foi o primeiro lançado no mercado e, com um preço que arranca nos 38.700 euros, é um dos desportivos livres de emissões mais baratos que se pode comprar.
Estivemos ao volante do Alpine A290 GTS e, depois de este ser o nosso companheiro durante quatro dias, ficámos com a sensação de que abaixo dos 40.000 euros é difícil encontrar um par para este pequeno elétrico. Não foi ao acaso que venceu o Carro Europeu do Ano de 2025.
Os 220 cv e os 300 Nm de binário são números mais do que suficientes para garantir a diversão num desportivo muito leve - pesa menos de 1.500 kg. Em apenas 6,4 segundos chegamos aos 100 km/h e até contamos com um botão no volante (Overtake) que ajuda a uma aceleração mais intensa. Só que não é em reta que conseguimos extrair o melhor do A290, uma vez que o equilíbrio em curva é fascinante. Nota-se o trabalho feito na afinação do chassis e na suspensão por parte da Alpine quando comparado com o Renault 5.
Ficou a faltar a experiência em pista com o A290, onde, com certeza, este elétrico se sentirá como peixe na água. Não conseguimos extrair todo o seu potencial, mas ficámos fãs de um carro que nos desafia... literalmente.
Além de um sistema multimédia com Google integrado, que é dos mais intuitivos e completos da atualidade, o Alpine A290 tem funcionalidades pensadas para viciar o condutor. Pelo menos, ficámos com vontade de conduzir só porque sim. Com telemetria em tempo real, o elétrico da fabricante francesa coloca vários desafios a quem está ao volante, levando-nos a querer passar todos os 'níveis'. Como se de um videojogo se tratasse.
Alpine A290 desafia os condutores © Notícias ao Minuto
Nos desafios que referimos existem três categorias. Agilidade, Potência e Resistência. Alguns deles só podem ser realizados em ambiente de pista, mas outros podem ser feitos no caminho para o trabalho, quando vai às compras ou mesmo antes de ir buscar os filhos à escola.
Porém, se não se sentir preparado para realizar todos os desafios à primeira, existe uma opção que nos fez lembrar dos célebres desafios para obter a licença de condução do 'Gran Turismo'. No separador 'Coaching', o Alpine A290 dá dicas para que possamos ficar experts numa condução desportiva. Como aprender a melhor trajetória nas curvas, gerir o equilíbrio do carro ou a melhor forma para travar são algumas das temáticas sobre as quais podemos aprender mais.
Volante inspirado na Fórmula 1 © Notícias ao Minuto
Importa ainda salientar que o volante do A290 teve inspiração na Fórmula 1 e que há vários modos de condução à escolha: Poupança, Normal, Desportivo ou Personalizado.
Ágil, divertido, potente, tecnológico e viciante. Só que tudo tem um limite. O do Alpine A290 GTS são os 380 km de autonomia com uma única carga. Ainda assim, não nos podemos queixar da generosidade desta bateria de 52 kWh.
Alpine A290 GTS © Alpine
Leia Também: Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal