A Inteligência Artificial (IA) pode mesmo substituir um designer automóvel? Segundo o chefe de design da Mercedes-Benz, Gordon Wagener, daqui a 10 anos a IA vai ser um importante ativo do desenvolvimento de um automóvel.
Apesar de atualmente a IA já ser uma ferramenta importante, na ótica do responsável da Mercedes, no futuro, a preponderância da IA pode ainda aumentar.
"Tu retiras 99% de porcaria com IA. Esse é o maior problema, separar as coisas boas das más", começa por dizer, em entrevista à ABC News.
"Mas consegues obter 1% de coisas boas e continuamos a aprender. Está a melhorar a cada dia. A IA mudará drasticamente a maneira como realizamos projeções. Acho que daqui a 10 anos, talvez, a maior parte do design seja feita por IA e isso tornará os designers obsoletos. O meu sucessor será uma máquina e será muito mais barato do que o meu salário", afirmou ainda Wagener.
Sobre o futuro, o designer da Mercedes-Benz foi claro: não haverá, para já, carros sem volante e o automóvel do futuro não será um smartphone sobre rodas, mas sim "uma 'casa inteligente' sobre rodas".
Leia Também: Mercedes testa protótipo com 1.000 km de autonomia