Revelado ainda em 2023, o Smart #3 chegou a Portugal no ano passado. Depois de iniciar a linha 'hashtag' com o #1, a marca que outrora nos habituou a veículos citadinos de pequenas dimensões aposta agora nos SUV. Este, no caso, é um SUV desportivo e o modelo mais dinâmico da atual linha da Smart.
O Auto ao Minuto teve oportunidade de testar uma das versões deste #3 com o nível de equipamento Pro+. Não é o mais barato, mas também não é o mais equipado. Digamos que é o meio termo da gama, mas a verdade é que chegou para nos impressionar.
Aquilo que primeiro nos saltou à vista foi o cuidado na produção deste #3 e a qualidade dos materiais incluídos num automóvel 100% elétrico que inicia preços abaixo dos 40.000 euros. O conforto proporcionado é de salientar, assim como o espaço na traseira que é maior, por exemplo, do que no Smart #1. Isto porque este SUV desportivo conta com mais 10 cm de comprimento do que o 'irmão mais velho'.
Interior do Smart #3 © Smart
Depois, outra das características que é necessário sublinhar é a forma como o Smart #3 coloca os seus 272 cv e 343 Nm de binário à prova na estrada. Uma relação muito boa desta motorização com o chassis provocam sensações muito positivas para quem está ao volante. É facto que em termos de suspensão e de absorção dos ressaltos e buracos na estrada este #3 fica um pouco a dever ao #1, mas é também verdade que em termos de condução este modelo acaba por ser mais acutilante do que o anterior elétrico lançado pela Smart.
Com dois ecrãs digitais, o do sistema multimédia conta com 12,3 polegadas e é nele que se controlam todas as ações. Nem sempre fácil em condução porque para algumas ações é necessário entrar em menus e submenus, mas não deixa de ser um sistema intuitivo e fácil de dominar em poucos minutos.
A versão que testámos contava com 435 km de autonomia, fruto da bateria de 66 kWh de capacidade. No entanto, esta não é a versão com mais autonomia, uma vez a Premium oferece um máximo de 455 km em ciclo combinado. A nível de carregamento, o Smart #3 pode carregar a 22 kW CA ou 150 kW DC. Isto garante um tempo de carregamento inferior a três horas ou inferior a 30 minutos para 10-80% de carregamento, respetivamente.
Smart #3 em estrada © Smart
Fique com todas as imagens do Smart #3 na fotogaleria acima.