O projeto 'Treetop House', em Ponte da Barca, dá lugar a uma casa na árvore construída em plena pandemia com o propósito de ser parte integrante do cenário natural. Um espaço “anticonfinamento”, nas palavras do seu criador, o arquiteto João Marques Franco, com 360 graus de paisagem verde, onde o nível dos olhos encontra as copas das árvores, tal como se pode ver no vídeo da produtora de trabalhos audiovisuais, Primeiro Plano Audiovisuais.
Para João Marques Franco, o objetivo era que “a paisagem começasse a entrar no interior da casa”, com o espaço a preocupar-se em ser “um cinza neutro, para ser a folhagem a coloração da casa”.
Tal como mostra o vídeo, o betão no exterior começa a ganhar a tonalidade verde do musgo, envolvendo assim o edifício à medida que vai crescendo, de forma a criar uma “simbiose mais próxima”, sublinha o arquiteto. No interior, a diluição dos espaços não é exceção. Na ausência de paredes, “são os móveis que delimitam os espaços”.
A Treetop House foi o primeiro projeto de João Marques Franco que durante o primeiro confinamento surgiu a vontade de ter uma casa assim.