As casas pré-fabricadas são uma possibilidade a considerar no momento de comprar casa. Esta opção difere das outras por dar a possibilidade de ser feita à sua medida.
Sublinhe-se, porém, que na compra de uma casa pré-fabricada ou a sua construção é igualmente necessário apresentar um projeto de arquitetura na Câmara Municipal para que esta emita um alvará de construção e, após a finalização das obras, obter uma licença de habitação, refere o Comparajá.pt.
Além disso, é também necessário registar o imóvel na Conservatória do Registo Predial e, por ser uma habitação, poderá também ser dada como hipoteca numa garantia bancária para um crédito à habitação.
Quais são os critérios?
O Comparajá.pt refere que há quatro critérios a ter em conta à priori. A escolha do fabricante e deve também tomar em atenção a localização do mesmo, se está próximo de si ou não, evitando assim custos acrescidos com as deslocações, bem como a oferta que o fabricante disponibiliza e o preço das suas casas pré-fabricadas.
Em segundo, deve escolher a casa de acordo com a sua preferência e a localização. Depois compare os diversos planos interiores, pois caso pretenda constituir família, deverá optar por uma habitação maior ou até mesmo, se algum familiar tem problemas de mobilidade, poderá escolher entre casas pré-fabricadas sem escadas ou pisos superiores.
Por último, deve ter em conta a manutenção e cuidados, pois variam consoante as habitações. Por exemplo, uma casa de madeira requer um tratamento completo adequado às variações climáticas.
Quais as vantagens e desvantagens em adquirir uma casa pré-fabricada?
Como principais vantagens, o Comparajá.pt destaca:
- Rapidez na construção;
- Eficiência energética;
- Ecologicamente mais responsável;
- Mais barato do que uma habitação tradicional;
- Qualidade garantida devido às inspeções;
- Flexibilidade em adicionar módulos que correspondem a novas divisões.
Por outro lado, também existem algumas desvantagens:
- Custos de transporte;
- Investimento inicial mais elevado do que a compra de materiais para as obras de uma casa tradicional;
- Menor versatilidade em termos de estilos e módulos disponíveis;
- Maior dificuldade na obtenção de financiamento especializado para casas pré-fabricadas.
Quanto custa uma casa pré-fabricada em Portugal?
Visto que as casas pré-fabricadas são geralmente mais baratas do que imóveis de construção tradicional, o que determina o custo final são os materiais utilizados e acabamentos, afirma o Comparajá.pt.
O preço é determinado por metro quadrado (m2), e varia consoante a tipologia da casa, sendo que, para casas de uma qualidade média/baixa, os valores de referência geralmente começam nos 600 euros m2.
Existe financiamento específico para casas pré-fabricadas?
A única instituição que atualmente apresenta um empréstimo específico para comprar casas pré-fabricadas em Portugal é a Caixa Geral de Depósitos, assinala o Comparajá.pt.
O produto Crédito Habitação – Casas Pré-Fabricadas da CGD é direcionado para comprar, construir ou fazer obras em casas pré-fabricadas, que poderá ser a sua habitação própria permanente ou casa de férias.
Leia Também: Esta 'mini' casa pré-fabricada nos EUA tem apenas 23 m2