Innovation District vai criar mil novos fogos habitacionais em Almada
Este é projeto visa a criação de uma nova cidade global, que irá conjugar um estilo de vida sustentável na área da grande Lisboa.
Innovation District em Almada
© Innovation District
Casa Habitação
A Universidade NOVA de Lisboa, em conjunto com um grupo de proprietários da zona do Monte da Caparica e de Porto Brandão, lança esta quarta-feira o projeto Innovation District, que irá permitir a criação de mil novos fogos habitacionais com a criação de uma nova cidade global, em Almada.
O Innovation District trará uma nova centralidade à região da grande Lisboa e irá conjugar um estilo de vida único e sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico, estando o investimento global para a sua implementação estimado em mais de 800 milhões de euros, contribuindo assim para a recuperação económica pós-pandemia, lê-se no comunicado enviado às redações.
Este projeto irá integrar uma área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes. Entre os principais números que definem a sua dimensão contam-se a chegada de 4.500 novos habitantes à nova cidade, bem como uma área de 250.000 m2 para a implementação de novas atividades económicas que irão contribuir para a criação de 17 mil novos postos de trabalho e, ainda, 86.000 m2 de infraestruturas turísticas, saliente-se.
Se, por um lado, o projeto visa promover um novo destino, aproveitando as características diferenciadoras desta zona geográfica, nomeadamente, a proximidade às praias e à natureza, há, por outro lado, a preocupação ambiental em desenvolver uma nova cidade sustentável, ancorada nos objetivos definidos pelo desenvolvimento sustentável até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, integrando assim um conjunto de soluções ambientais inovadoras, acrescenta o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De referir que os primeiros passos do projeto, que conta com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Almada, começaram a ser dados em 2019.
“Almada é um polo de inovação em franco crescimento”
A competitividade e internacionalização do projeto permitirá beneficiar da notoriedade que representa a cidade de Lisboa enquanto destino internacional, aumentando assim a projeção, visibilidade, e a competitividade da cidade de Almada, destacando, ao mesmo tempo, a sua localização, o custo de vida acessível, a qualidade do Ensino e a rede de infraestruturas.
Leia Também: Innovation District promete 17.000 postos de trabalho em Almada