Note que um dos fatores que mais contribui para tais mudanças no clima é a atividade humana, afirma o Doutor Finanças. E ainda que algumas alterações pareçam irreversíveis, é importante atuarmos e termos comportamentos que minimizem o impacto no planeta Terra. Nesse sentido, é fundamental adaptar os nosso hábitos de consumo, de forma a melhorar a vida de cada um e a saúde do planeta.
Com o objetivo de ajudar a um consumo mais responsável, aqui estão alguns hábitos que podem contribuir para um consumo mais sustentável:
- Aumento do consumo de vegetais e leguminosas
Parte do aumento dos gases com efeito de estufa são provenientes da pecuária industrial. Ou seja, a preparação excessiva de terrenos agrícolas para a produção animal. O aumento do consumo de vegetais e leguminosas pode ter um papel importante nas alterações climáticas. Além disso, os vegetais são mais baratos, são mais saudáveis para a saúde humana e a sua produção permite o abastecimento de mais famílias.
- Diminuição do uso do plástico
Deve sempre que lhe for possível substituir o plástico e optar por uma alternativa, como por exemplo os sacos de algodão ou a reutilização de embalagens. A compra a granel, por exemplo, reduz bastante a utilização de embalagens. Além disso, pode acabar por ajudar na gestão do orçamento familiar, uma vez que compra a quantidade que precisa para aquele período.
- Uso de detergentes ecológicos
A maioria dos detergentes, amaciadores e produtos de limpeza contém várias substâncias poluente e tóxicas que, além de poluírem as águas, podem causar irritações e alergias à pele humana. Optar por detergentes ecológicos, onde os produtos são naturais e/ou biodegradáveis será uma das soluções, sugere o Doutor Finanças.
Seja mais amigo do Planeta
Além da adaptação a novos hábitos de consumo, é possível ajudar o planeta através de pequenos comportamentos, como:
- Desligue as luzes das divisões que não está a usar;
- Substitua as suas lâmpadas antigas por lâmpadas economizadoras;
- Feche a torneira e evite desperdiçar água;
- Use pilhas recarregáveis;
- Opte por garrafas reutilizáveis em vez de descartáveis;
- Coloque a máquina de lavar a roupa ou da loiça a trabalhar apenas quando tiver cheia;
- Coloque uma garrafa de água dentro do autoclismo, assim, as descargas são mais pequenas, o que faz com que gaste menos água;
- Guarde a água do banho desperdiçada enquanto esperamos que aqueça. Coloque um balde debaixo da torneira e reutilize essa água.
Leia Também: Portal casA+ ajuda a reduzir os consumos da sua casa