O arranhador pode ser a salvação aos seus problemas. Geralmente, o gato é um animal territorial que utiliza tudo para fazer a manutenção das garras. O que tem de fazer? Convencê-lo a fazer essa manutenção num noutro sítio que não as mobílias ou carpetes, afirma o Ekonomista.
A mera presença de um arranhador em casa pode ser o suficiente para o gato se interessar, experimentar e deixar a mobília descansada.
Note que este tipo de produto pode ser uma placa horizontal ou um cilindro de material duro, firmemente agarrados ao chão ou a uma parede, onde existe uma superfície rugosa que o gato pode arranhar.
Esta superfície pode ser de cartão, corda ou outro material áspero, que provoque resistência às suas unhas, sublinhe-se.
Caso o seu companheiro de quatro patas continue desinteressado, pode ajudá-lo recorrendo ao catnip, a famosa erva dos gatos. Borrifar ou esfregar esta erva no arranhador vai torná-lo irresistível.
Colocar o arranhador em locais estratégicos
Se o seu gato arranha os móveis mesmo tendo um arranhador disponível em casa, talvez faça diferença o sítio onde colocou esse arranhador. Deve colocá-lo sobre a zona onde ele arranha, sustenta o Ekonomista, ou muito perto do local que ele arranha.
Se mesmo assim, continuar a ignorar os arranhadores é preciso incentivá-lo e treiná-lo. Sempre que o apanhar a arranhar os móveis, não lhe ralhe, pegue nele e coloque-o no arranhador, por exemplo.
O Ekonomista sugere mesmo que arranhe com as suas unhas para ele ver como se faz. Se ele o imitar dê-lhe reforço positivo: festas, palavras encorajadoras ou mesmo a sua guloseima preferida. O objetivo é que perceba que há uma grande diferença na sua vida quando arranha no arranhador ou no sofá lá de casa.
Também ajuda forrar as zonas da mobília que ele arranha com película aderente ou fita cola para que essa superfície se torne uma experiência desagradável.
Leia Também: Animais Domésticos. É possível dominar as suas 'feras' em casa