"Plano de Biden para bens imóveis herdados pode impactar mais famílias"

Esta proposta iria tributar os ganhos de propriedade herdados no momento da morte, visando transferências de riqueza entre gerações. Mas especialistas dizem que esta medida poderá impactar mais famílias do que apenas as mais ricas.

Notícia

© Anna Moneymaker-Pool/Getty Images

Notícias ao Minuto
30/04/2021 16:28 ‧ 30/04/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Casas herdadas

O presidente Joe Biden revelou um plano para aumentar os impostos sobre casas herdadas para ajudar a financiar o Plano de Famílias Americanas de cerca de 1,8 trilião de dólares americanos, avança a CNBC.

Esta é uma proposta que iria tributar os ganhos de propriedade herdados no momento da morte, visando transferências de riqueza entre gerações, note-se.

Ainda assim, especialistas financeiros americanos dizem que a medida pode impactar mais famílias do que apenas as mais ricas.

“Acho que isso pode se tornar um atoleiro de algumas frentes diferentes”, disse o especialista financeiro certificado Ken Van Leeuwen, fundador e diretor administrativo da Van Leeuwen & Company em Princeton, New Jersey, em declarações à CNBC.

Atualmente, saliente-se, os herdeiros podem diferir os impostos sobre os ganhos domésticos herdados até que vendam a propriedade. Também garantem a chamada "base de aumento", que ajusta o preço de compra da casa em geral ao valor na data da morte.

De acordo com o Joint Committee on Taxation, a lei atual economiza 41 bilhões de dólares americanos por ano para os contribuintes.

Em comparação, Biden quer tratar as heranças de casa como uma venda, fazendo com que os herdeiros paguem pelos ganhos que ocorreram antes de receberem a propriedade. Essa mudança pode resultar em uma conta de impostos sobre ganhos de capital no momento da morte.

A proposta inclui, salienta a CNBC, isenções de impostos de até 1 milhão de dólares americanos para herdeiros solteiros e até cerca de 2,5 milhões dólares americanos para casais, informou um relatório da Casa Branca nesta quarta-feira, a que a CNBC teve acesso.

Embora o preço médio de venda de casas nos EUA seja de 347 mil dólares americanos, o número de transações que ultrapassam 1 milhão está a crescer.

Por seu  lado, as vendas de casas no valor de mais de 1 milhão aumentaram 81% de fevereiro de 2020 a 2021, de acordo com a National Association of Realtors.

 

 

 

Leia Também: Poderão os dados mais recentes afetar o mercado imobiliário dos EUA?

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas